Com o tema: “Educação em Jacundá: prioridade para construir uma sociedade melhor” e subtema: “por uma política de formação de leitores”, foi aberta a VI Jornada Pedagógica que reúne mais de 900 profissionais que atuam na área educacional do município. O encontro prossegue até dia 30 com a finalidade de traçar o planejamento pedagógico de 2012.
A Jornada Pedagógica busca promover um encontro entre educadores e segmentos da sociedade, no intuito de incentivar o debate acerca do papel da escola no desenvolvimento da competência leitora dos alunos. “Para tanto, pensar políticas de leitura extrapola o âmbito da escola, como lócus e como função, mas sem dúvida não poder prescindir dela, inclusive por ser a instituição pública das mais democratizadas dentro da sociedade”, explica a secretária de Educação, Cristina Araújo, que abriu o evento ao lado da vice-prefeita Maria de Jesus, vereadora Geane de Deus e vereador José Wilson (representantes do sistema educativo em âmbito legislativo) e de outros convidados.
A secretaria de Educação apresentou aos profissionais da área educacional o Calendário Escolar para o meio rural e urbano referente ao ano de 2012; o Plano Estratégico e as ações de 2011, os programas e projetos em execução nas escolas municipais, responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 15 mil alunos, do ensino infantil ao nono ano do ensino fundamental.
Um dos principais assuntos abordados durante a jornada abrange o aspecto da leitura. “Construir práticas efetivas de ensino da leitura e escrita dentro de uma perspectiva de alfabetização e letramento no âmbito escolar, possibilitando aos educadores a construção de conhecimentos e as habilidades de ensino-aprendizagem social e cultural”, ressaltou Cristina.
Para isso, a Semed pretende incentivar o professor e demais profissionais envolvidos com a questão da leitura a serem formadores de leitores, fomentando a discussão permanente sobre a leitura para que essa discussão se efetive e se propague.