Ações do Detran nas ruas de Jacundá, recuperação de ruas e críticas positivas sobre obras na cidade de Jacundá foram temas de discursos dos vereadores jacundaenses durante a primeira sessão que marcou abertura dos trabalhos legislativos 2012, na noite desta segunda-feira (6), presidida pelo vereador Lindomar dos Reis Marinho (PT).
O primeiro a subir na tribuna foi o vereador João Francisco Borges que desejou bom retorno aos colegas e colaboradores do poder legislativo. “Temos o compromisso de auxiliar o prefeito Dino Altoé durante sua administração, porém com a contribuição dos secretários”. A vereadora Geane de Deus Viana também felicitou os parlamentares pelo retorno dos trabalhos legislativos, e apresentou um abaixo-assinado dos moradores do bairro Eletronorte, que pedem a execução a recuperação de ruas do bairro que “neste inverno estão intrafegáveis”.
Por sua vez, o vereador Francisco Oliveira de Sousa, o Chico Dentista, publicamente felicitou o prefeito Dino por iniciar e dar continuidade a um número relativamente expressivo de obras públicas. “Com certeza será um ano muito importante para todos os jacundaenses. Também quero dizer que a recuperação de estradas vicinais e reformas de pontes está entre os projetos da prefeitura. Dino está trazendo muitos recursos para melhorar a vida dos moradores”.
Enfático, o vereador José Wilson disse que durante o recesso legislativo realizou visitas a diversas comunidades rurais e constatou a necessidade de recuperação de algumas estradas. “A secretaria de Infraestrutura foi avisada sobre esses problemas”. No setor urbano, ele citou que a Rua José Soares está praticamente intrafegável. “A Rua 10 de julho também necessita de uma recuperação urgente. Solicito à Mesa que faça um ofício a Secretaria de Infraestrutura para tratar desse problema”.
Em relação à ação do DETRAN nas ruas de Jacundá, vereador citou que o número de acidentes foi reduzido, porém a operação intensa do órgão está prejudicando a economia do município. “Não que esteja errado a operação, no entanto a impressão que temos, é que estão nos tratando como bandidos”. A população pede socorro. O que fazer para tentarmos minimizar esta ação? Indaga o parlamentar.
O vereador Lindomar complementou o discurso de José Wilson afirmando que o caminhão-guincho fatura em média 16 mil reais num final de semana. Não é para suspender a operação, mas, precisa-se ter um pouco de bom senso para durante as operações. É uma perseguição generalizada. “Nós Vereadores iremos à diretoria do DETRAN, para alguns esclarecimentos”, desabafou.
Ao dar continuidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Lindomar Marinho citou que politicamente o município vive um momento instável e por outro lado vivencia um crescimento com um número expressivo de obras, onde o prefeito tem se desdobrado na busca de recursos para beneficiar a população.
“Nunca se fez e esta fazendo tantas obras em tão pouco tempo. Dezenas de quilômetros de ruas asfaltadas, duas creches, terminal rodoviário, dentre outras como as redes de água e esgoto. Isso é um grande esforço do prefeito Dino, que conseguiu também mais 4 quadras de esportes”.