Com a proximidade do fim do carnaval os olhares se voltam para a Semana Santa e período da quaresma; que tem no pescado a sua comida tradicional da época.
Segundo o balanço oficial divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Dieese,janeiro de 2012 foi o terceiro mês consecutivo em que o preço da maioria do pescado comercializado em Mercados Municipais da Região Metropolitana de Belém voltou subir. A mesma situação também foi resgistrada no balanço dos últimos 12 meses.
Vale ressaltar que em 2011, a maioria do pescado comercializado em mercados municipais da Grande Belém tiveram reajustes bem superiores à inflação que ficou 6,08% (INPC/IBGE).
No estudo foram avaliados preços de 38 tipos de pescado mais consumidos pela população paraense, além dos preços médios do Camarão Regional e do Caranguejo.
Os peixes que tiveram uma alta mais significativa nos preços foram: Sarda com alta de 20,38%; seguida do Tucunaré com alta de 20,23%; do Mapará e do Bagre alta de 20,00%; Pirapema com alta de 17,80%; do Tamuatá com alta de 16,93%; e o Filhote com alta de 12,53%.
A inflação estimada para os últimos 12 meses gira em torno de 6,50%, e novos aumentos deverão acontecer no preço do pescado.
As pesquisas do Dieese abrangendo as três primeiras semanas do mês de fevereiro de 2012, mostram novos aumentos nos preços da maioria do pescado e a tendência de alta deve permanecer até a Semana Santa.