O Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Jacundá – DMTU está sob nova direção, já que o agente de trânsito Allan Werbert Castro Maciel foi designado para responder interinamente pelo órgão, o que gerou elogios por vários representantes de entidades e de pessoas que fazem parte da sociedade.
Ao assumir a função, Allan de imediato retirou um aviso que “filtrava” a entrada de pessoas na sala do diretor, já que segundo Allan “não podemos impedir a entrada de ninguém, já que se trata de órgão público, pelo contrário, temos de autorizar a entrada de todos para testemunharem a transparência, imparcialidade e trato com as questões que envolvem dezenas de interessados”, frisou o agente.
O ridículo aviso foi incinerado e hoje faz parte do passado - Em detalhe na foto.
O agente/diretor também mandou retirar as placas que anunciavam um quebra-molas na Rodovia PA-150 em frente ao Terminal Rodoviário e as placas que anunciavam a localização de um suposto hospital na Avenida Cristo Rei em frente à Igreja Batista do Avivamento, já que segundo Allan “essas placas foram colocadas sem o devido acompanhamento e isso gerou dúvidas em diversas pessoas, já que os motoristas acompanham aquilo que está inserido nas placas”, resumiu o agente/diretor.
Allan recebeu um verdadeiro presente de grego, já que ao assumir o DMTU encontrou as viaturas sem abastecimento e a sede em total estado de penúria, sem material de higiene e limpeza, sem material de expediente e com o telefone “cortado” há vários meses.
O novo diretor reuniu com o chefe do executivo municipal e procurou resolver os problemas que impediam o pleno funcionamento do órgão, obtendo êxito em suas reivindicações, conquistando a simpatia dos agentes e da sociedade jacundaense, demonstrando assim que pequenas atitudes engrandecem o trabalho de quem se interessa para reverter de sucesso a missão que lhe foi confiada.
Em pouco tempo a população local visualizou a presença física do diretor do DMTU à frente de uma campanha educativa, que orientava os condutores para não se excederam durante o período de carnaval, o que agradou os cidadãos que vislumbraram uma política respeitosa e humilde, no que concerne ao trato com os agentes e os proprietários de veículos que se dirigem até aquele órgão para resolver problemas de ordem pessoal.
Mas Allan não parou por aí, em plena semana de carnaval, o agente/diretor viajou até a cidade de Belém, reunindo-se com o pessoal do DETRAN/PA com o intuito de receber 37 (trinta e sete) Certificados de Agente de Fiscalização e Operação de Trânsito, que estavam impressos e prontos para a entrega desde o mês de agosto do ano passado, o que aliviou a tensão pelo qual os agentes estavam passando, já que “nunca” conseguiam receber o documento probatório de que tinham se submetido à intensa preparação para atuarem nas vias do município de Jacundá.
Segundo fonte do próprio DETRAN/PA, os certificados já estavam sendo preparados para serem enviados ao arquivo, já que até então, parecia não haver interesse da direção do DMTU em buscar os documentos e proceder à entrega aos seus reais detentores.
Allan aproveitou e fez a divulgação da estatística dos acidentes de trânsito para conhecimento da população, uma vez que o DMTU trata com vidas e sua missão é preservá-las.
Segundo Allan, “a fiscalização dos agentes do DMTU em parceria com os agentes do DETRAN/PA e Polícia Militar diminuiu em 56% (cinquenta e seis por cento) o índice de acidentes de trânsito, no comparativo entre os anos de 2010 (1.065 acidentes) e 2011 (470 acidentes), sendo que em relação ao tipo de veículo envolvido nos acidentes no ano passado, 88% (oitenta e oito por cento) foram motocicletas.
Comparando-se a quantidade de motocicletas envolvidas em acidentes em 2010 (957 motocicletas) e 2011 (415 motocicletas), observa-se uma redução de 57% (cinquenta e sete por cento) no número de acidentes com tais veículos. Essas informações foram baseadas nos dados do nosso setor de estatística que tem a responsabilidade do agente Denílson Fernandes de Almeida e no registro de acidentes do Hospital Municipal”, concluiu Allan.