Com a aproximação do pleito eleitoral de 2012, três secretários municipais pediram exoneração do cargo, a fim de se desincompatibilizarem, atendendo o que determina a legislação eleitoral vigente em nosso país, tendo em vista que irão concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Jacundá.
A senhora Adélia Alves Figueiredo, deixou a Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres – SEPOM, assumindo em seu lugar a senhora Eliane Santos Pinheiro, antiga coordenadora de educação de trânsito do DMTU.
O senhor Cledemilton Araújo Silva deixou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, assumindo em seu lugar o senhor Gilberto Machado, com larga experiência na área.
O senhor Ricardo Pedro Stermer deixou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Aquicultura e Pesca – SEDAP, assumindo em seu lugar o ex-vereador José Martins da Silva Filho.
Com o passar do tempo, as mudanças serão avaliadas para saber se realmente preencheram os requisitos necessários para a atuação de cada secretaria e se estão seguindo as diretrizes do executivo municipal.
Na realidade, devido ao pleito eleitoral, funcionários das secretarias municipais, escolas, autarquias e departamentos, irão providenciar a licença prevista na Lei Complementar 64/90, para concorrer nas eleições municipais, o que deve abrir uma grande lacuna na administração municipal, mas que não trará prejuízos no rendimento da equipe que ficará desempenhando as suas funções normalmente.