Projovem Trabalhador, contempla 500 jovens com cursos técnicos
Sexta-Feira, 13 de Abril de 2012 | 19:37hs | 1.948 visualizações |
comentários
Fonte: ASCOM
O prefeito de Jacundá, Dino Altoé, participou da aula inaugural do programa Projovem Trabalhador. A solenidade aconteceu no Ginásio Poliesportivo Padre Humberto Hailand, na noite desta terça-feira (10). Na oportunidade os instrutores do programa foram apresentados para os 500 alunos integrantes do programa que tem como finalidade capacitar jovens com idade entre 18 e 29 anos, beneficiados também com uma bolsa no valor de R$ 100 ao mês.
A concepção do Projovem Trabalhador é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.
Esse programa é resultante da unificação dos programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. A faixa etária foi ampliada para jovens entre 18 e 29 anos. Anteriormente, os programas atendiam aos jovens de 16 a 24 anos. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de freqüência e terão cursos de qualificação com 350 horas/aulas.
O município de Jacundá, é o primeiro a ser contemplado neste ano em todo o estado do Pará pelo programa, foram abertas 500 vagas para os cursos de metal-mecânica, saúde, educação, beleza e estética, construção e reparos, alimentação e vestuário. “Estou empolgada com a aprovação de minha inscrição, pois agora tenho a oportunidade de fazer um curso técnico”, disse a estudante de 21 anos, Karina Rodrigues, integrante da turma de beleza e saúde.
O prefeito Dino Altoé destacou que dos 143 municípios do Pará somente Jacundá foi contemplado com o Programa Projovem Trabalhador. “O empenho do deputado federal Giovani Queiroz e do deputado estadual Pio X foi de fundamental importância para a implantação desse projeto para capacitar os nossos jovens para o mercado de trabalho”, afirmou o gestor, que fez um breve resumo das ações do governo na área de geração de trabalho e renda, como a instalação de um posto de atendimento do SEBRAE, a presença do Banco da Amazônia, além de um frigorífico em fase final de construção e outras indústrias em processo de instalação. “Estamos incentivando a instalação de indústrias no nosso município para empregar nossos jovens e trabalhadores”.
Os cursos oferecidos pelo M.T.E – Ministério do Trabalho e Emprego, será ministrado pela Instrutor da empresa CETEP - Marcos Silva, coordenador dos cursos, “após a conclusão do curso, os jovens estão aptos ao mercado de trabalho tanto na cidade de Jacundá quanto em outras cidades” afirmou Marcos.