Foi realizado entre os dias 7 e 10 deste mês, o 8º Festival Junino de Jacundá, organizado pela Prefeitura Municipal de Jacundá através da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer e teve como campeã pela segunda vez consecutiva a quadrilha “Princesinha do Sertão” que se apresentou com o tema “Em Noite de São João Nem a Seca Tira a Fé e a Alegria do Sertão”. O evento segundo os organizadores teve um público estimável em 25 mil pessoas prestigiando as quatro noites do festival.
Abrindo as festividades no dia 07 (quinta-feira), o público teve como atração a apresentação de quadrilhas e danças de Carimbó com as escolas Centro Comunitário, Rosália Corrêa e Teotônio Apinagés e encerrando a noite com música ao vivo ao som de bandas locais.
Na sexta-feira (08), foi à vez da escola Arte de Educar, com apresentação de quadrilha junina, dança folclórica e teatro, juntamente com a atração convidada da noite, a quadrilha ‘Explosão Junina’ de Bom Jesus do Tocantins.
No sábado (09), um dos momentos mais esperado por todos, contou com a apresentação da “Dança Portuguesa” encenada pela Escola São Francisco e logo em seguida foi dado inicio a competição do torneio de quadrilha.
A primeira quadrilha a se apresentar foi á Boa Esperança – Fênix, em seguida a quadrilha Arrocha o Nó, dando sequência à quadrilha Explosão 14 de Maio, Explode Coração, Evolução Junina, Bela Vista, Princesinha do Sertão e quadrilha Buscapé. A mesa da comissão julgadora foi composta por cinco jurados, que avaliaram criteriosamente todos os quesitos a serem julgados nas apresentações. Na quarta e última noite das festividades, a abertura do evento ficou por conta da quadrilha ‘Só Capim Canela’ da cidade de São Pedro da Água Branca – MA.
A apuração dos votos foi marcada com muita euforia por parte dos integrantes das quadrilhas que acompanharam atentamente os resultados e na ordem de classificação as cinco primeiras colocada foram: Princesinha do Sertão, Explode Coração, Arrocha o Nó, Explosão 14 de Maio e Evolução Junina, lembrando que houve um empate técnico entre as quadrilhas Arrocha o Nó e Explode Coração e foi usado como critério de desempate a maior nota no quesito COREOGRAFIA, que garantiu a segunda colocação para a equipe da Explode Coração.
O prefeito Dino Altoé em seu pronunciamento agradeceu a presença de todos que participaram do 8º Festival Junino de Jacundá, e parabenizou as quadrilhas pela grandiosidade das apresentações que vem evoluindo a cada ano e que a Prefeitura irá continuar incentivando a cultura do município e destacou a presença das bandas regionais que garantiram a alegria do público.