Jacundá será beneficiado com a implantação de uma fábrica de ração no município. Esse é um projeto do empresário Ananias Gomes de Carvalho e da empresa Oliveira e Oliveira em parceria com o Banco da Amazônia, os representantes do Basa ( Banco da Amazônia ) de Marabá e Jacundá estiveram visitando o inicio das obras e ficaram muito contente de ver empresários de Jacundá acreditando e buscando desenvolvimento para cidade.
A fábrica que já iniciou a construção será instalada na Rod. PA-150 no distrito industrial de Jacundá abrangendo uma área de 8.600 mts², sendo 1.560 mts² de área construída. Conforme projeto apresentado, o empreendimento terá um investimento de 05 milhões, sendo 30% com recursos próprios e contará com o incentivo da Prefeitura Municipal de Jacundá.
A fábrica de nome “Rações Granulados” será a única fábrica de ração extrusada da região, produzindo ração balanceada para peixes, aves, bovinos, eqüinos e suínos, e atenderá não só o município de Jacundá, como também municípios vizinhos.
O projeto apóia o desenvolvimento rural e a fábrica irá permitir o fortalecimento da agricultura familiar na região, gerando emprego e renda para os pequenos produtores rurais, incentivando a plantação de grãos de soja, milho e arroz que servirão de matéria prima para a fabricação das rações e também incentivar a criação de peixes em tanques, já que os peixes do Lago estão ficando cada vez mais escassos.
A fábrica, objetiva também reduzir custos pois toda ração vendida na região vem de outros estados, fornecer produtos de qualidade produzido aqui, com certeza beneficiará os produtores de modo geral.
O responsável pelo empreendimento agradece o apoio e incentivo da Câmara e Prefeitura Municipal de Jacundá, “sem este apoio não teríamos condições de fazer este investimento, pois esse era um projeto antigo e só agora com apoio do Governo será colocado em prática” afirma o empresário Ananias de Carvalho.