Abertos os 54º JEPs na noite de ontem no Ginásio da 16
Quinta-Feira, 21 de Junho de 2012 | 09:57hs | 1.867 visualizações |
comentários
Fonte: CTONLINE
CTONLINE
Aconteceu na noite de ontem, quarta-feira (20), no Ginásio Olímpico de Marabá "Renato Veloso", na Folha 16, a solenidade de abertura dos 54º Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). A competição envolve 1.500 estudantes de 17 cidades do sul e sudeste do Estado inclusive uma delegação de Jacundá, o evento prossegue até domingo (24).
Este ano, os JEPs trazem o tema “Educação e Esporte” como aliados por uma cultura de paz, com o slogan “Educação e esporte caminhando pela paz”. Na abertura, o secretário-adjunto de Logística Escolar da Seduc (Secretaria de Estado de Educação), José Croelhas, fez a abertura do evento, representando o secretário Cláudio Ribeiro, e falou da importância do esporte como fator de inclusão social.
Acompanhado do pastor Wladimir Costa, o presidente da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira, e da diretora da 4ª URE (Unidade de Regional de Ensino), Elaine Cristina Destefani Silva, Croelhas falou sobre a importância da competição escolar.
"É a oportunidade que a Seduc dá a esses meninos de desenvolver seu potencial para o esporte e estimular essa prática como ferramenta complementar no processo de aprendizado, promovendo a comunhão e a troca de experiências", avaliou José Croelhas.
De acordo com ele, as competições estão acontecendo em diversos municípios de várias regiões e Marabá foi escolhida como sede dos JEPs regionais haja vista que a presença do governo aqui tem sido ostensiva.
"É a oportunidade para que essa meninada possa mostrar do que é capaz e aspire o sonho de representar o Pará nas Olimpíadas Escolares 2013, em Belém. Esta, mais uma conquista governo Simão Jatene, que está trazendo de volta ao Pará os grandes eventos esportivos", justificou o secretário.
Para ele, os jovens atletas estudantes não estão participando apenas em busca de uma simples medalha, mas vislumbram a possibilidade de estabelecer uma carreira no esporte e se transformarem em grandes modelos, ícones do esporte nacional. "É a porta para essa garotada que muitas vezes tem pouca ou nenhuma expectativa de sair da sua cidade, trocar experiência e interagir com colegas de outras regiões", resumiu José Croelhas, acrescentando que este ano as UREs é que ficaram responsáveis pela preparação dos jogos em suas regiões.
Por seu turno, a diretora da 4ª URE, Elaine Cristina Destefani, disse que está contando com o apoio da Assembleia de Deus Madureira, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Marabá e Secretaria de Estado de Saúde Pública, por meio do Hospital Regional, entre fortes.
"As delegações começaram a chegar por volta da meia noite de terça-feira (19) em ônibus próprios e estão alojadas em escolas das redes públicas estadual e municipal", disse Elaine, acrescentando que a equipe de Educação Física da 4ª URE toda está envolvida na preparação dos JEPs, que começou há 60 dias, com o apoio de uma equipe da Seduc de Belém, do Núcleo de Esporte e Lazer.
"Estamos dando todo o suporte de hospedagem, alimentação e segurança, entre outras providências e eu espero que o evento tenha êxito e que tudo corra bem", afirmou Elaine Cristina, lembrando que o Congresso Técnico aconteceu na manhã de terça-feira.
Já o pastor Wladimir Costa, que também é assessor e representante do governo do Estado em Marabá, disse que o trabalho da Assembleia de Deus Madureira envolve também o esporte como ferramenta de inclusão social ajudando a tirar as pessoas das ruas e do caminho da bebida e das drogas. "Estamos com 25 pessoas da nossa igreja envolvidas, dando apoio a esse trabalho e espero que os JEPs venham a se desenvolver com muito sucesso", concluiu.