As convenções partidárias aconteceram no dia 30 de junho (sábado) e os comentários indicavam que os empresários Mauro da Comaze (PSC) e Marquinho do Samaritano (PPS) seriam candidatos ao cargo majoritário, o que gerou uma grande expectativa no meio político jacundaense.
Mas, como comentários nem sempre viram realidade, o que se viu foi o lançamento oficial do candidato José Martins de Melo Filho (PMDB) - prefeito - em aliança com a empresária Alciene Rodrigues Porto (PSDB) - vice-prefeita, para compor a chapa da oposição, e o atual prefeito Izaldino Altoé (PT) depois de muitas especulações, anunciou o nome do empresário Itonir Aparecido Tavares (A CREDILAR) do Partido da República - PR como seu vice.
As rodadas de negociações se estenderam por vários dias, inclusive segundo uma fonte, várias pessoas estiveram envolvidas e muita gente “perdeu” o sono com medo de ficar de fora das articulações, o que levaram alguns a ficar com os nervos à flor da pele.
Agora, a expectativa é quanto às possíveis impugnações dos candidatos ao cargo majoritário, já que após as 19:00 horas do dia 05 (quinta), começará a contagem do prazo para saber quem serão de fato os candidatos aptos a concorrer no dia 07 de outubro.
A história mais uma vez se repetiu, muitos saíram propalando que seriam candidatos, mas não tiveram êxito em suas empreitadas, talvez por desconhecer o jogo político ou por não saber conduzir as conversações que redundaram na definição das coligações.
Diante de tudo isso, só resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos e torcer para que os candidatos promovam uma campanha dentro da ética, do respeito e da educação, divulgando o plano de governo para que a sociedade possa escolher um candidato que se aproxime de seus anseios, o que será decisivo para o futuro dos habitantes do município de Jacundá.