VIII Culturarte - VIII Feira Cultural da Escola Arte de Educar de Jacundá
Terça-Feira, 07 de Agosto de 2012 | 07:16hs | 2.756 visualizações |
comentários
Fonte: Ascom/Arte de Educar
Ascom/Arte de Educar
A VIII Feira Cultural da Escola Arte de Educar de Jacundá acontecerá no III Bimestre do ano letivo de 2012 nos dias 28 e 29 de setembro para as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Terá como tema a importância da Literatura no processo da aquisição do conhecimento, o processo de construção do texto literário, grandes autores mundiais, correntes de pensamentos, contextos históricos, período literário no Brasil, literatura na educação infantil, autores infanto-juvenis, homenagem a grandes autores nacionais, movimentos literários no Brasil, A Bíblia como grande obra literária escrita pelo homem, obras literárias regionais, obras literárias municipais, etc.
A proposta de desenvolver esse projeto parte da vontade de proporcionar à comunidade escolar um contato maior com a literatura, possibilitando a oportunidade de reconhecer a importância da literatura na vida das pessoas.
Diante disso faz-se necessário entender que a Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística.
O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, literatura japonesa etc.
A Literatura como manifestação artística, que tem como finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas. A diferença da literatura das outras manifestações é a matéria-prima: a palavra que transforma a linguagem utilizada e seus meios de expressões.
Não há uma definição estabelecida, definitiva, acerca do conceito de literatura, ela varia acordo com o momento histórico e com as condições de recepção de seu material, pode-se acrescentar que a literatura é, na realidade, uma reunião de diversos aspectos estruturais, sociais e culturais dentro de uma manifestação.
O Poeta norte-americano Ezra Pound ( 1885-1972), afirma que o poeta tem uma função social porque sua obra e suas palavras estão carregadas de significado. O poeta também diz que os escritores possuem uma função social definida em razão de se encontrarem na posição de escritores, de trabalhadores das palavras e, portanto, possuem responsabilidade social.
Sabemos que a literatura além de refletir a realidade vista pelos olhos dos artistas, é um veículo de disseminação de ideias, independente de seu teor, causa determinados impactos e sensações no imaginário de seus leitores.
Ao estudarmos a história das culturas e o modo pelo qual elas foram transmitidas de geração para geração, verificamos que a Literatura foi o principal veículo para a transmissão de seus valores de base. Literatura oral e escrita foram as principais formas pelas quais recebemos a herança da Tradição que nos cabe transformar, tal qual outros o fizeram antes de nós com os valores herdados e por sua vez renovados.
Diante disso Edgar Morin diz que: “a Literatura é um mundo aberto ao mesmo tempo às múltiplas reflexões sobre a história do mundo, sobre as ciências naturais, sobre as ciências sociológicas, sobre a antropologia cultural, sobre os princípios éticos, sobre política, economia, ecologia... Tudo depende de uma seleção inteligente das obras”.
A escola convida a população jacundaense para prestigiar o trabalho dos professores e alunos . A presença de todos é muito importante.