Simpósio discute profissões técnicas e mercado de trabalho
Terça-Feira, 28 de Agosto de 2012 | 17:05hs | 2.198 visualizações |
comentários
Fonte: Carajás Tudo de Bom/Antonio Barroso
Carajás Tudo de Bom/Gilmar Mota
“A valorização do profissional técnico no mercado de trabalho: perspectivas e avanços”. Esse foi o tema do primeiro Simpósio de Cursos Técnicos realizado na cidade de Jacundá no último final de semana, com a presença de educadores, estudantes e comunidade local. Cerca de 500 pessoas participaram das palestras e oficinas.
A iniciativa é do empresário Werley Rodrigues, diretor do Centro de Ensino Impacto, uma escola particular que começou com cursos de informática básicos e que superou os avanços tecnológicos e entrou no mercado de qualificação técnico-profissionalizante. “Realizamos uma pesquisa com estudantes e ex-estudantes e constatamos uma carência acentuada sobre a oferta de cursos técnicos para preparar esses jovens para o mercado de trabalho”.
Munido com as estatísticas, o diretor do centro de ensino preparou o projeto para iniciar as atividades. Estruturar a unidade educacional, definir a grande de cursos e contratar mão de obra especializada. “Atualmente contamos com a contribuição de cerca 40 colaboradores sendo que, todos os professores da área de cursos tecnico com nível superior, o que representa mais qualidade de ensino, além de parcerias com empresas privadas e instituições públicas para receber os estagiários de nossos cursos”.
No topo da lista estão os três cursos técnicos preferidos do público: enfermagem, meio ambiente e segurança do trabalho. “Essas áreas representam a maior demanda da escola e também com perspectiva de trabalho para os recém-formados, pois tanto em Jacundá quanto nos municípios vizinhos a oferta de vagas é crescente”. Werley explica que o curso de enfermagem forma aproximadamente 120 profissionais a cada dois anos e que a escola investiu mais de R$ 40 mil na compra de bonecos anatômicos e utensílios hospitalares para fornecer com mais riqueza de detalhes o que o aluno encontrará na rede de saúde.
Durante o evento, os alunos do centro expuseram trabalhos realizados nos cursos ministrados em Jacundá e Goianésia do Pará. E entre os palestrantes, o professor Claudio Roberto Rodrigues Cruz, graduado em Serviço Social, mestre em educação e doutor em Educação pela Universidade de Coimbra de Portugal. Ele discorreu sobre o tema do simpósio.