UFPA define calendário do vestibular 2013
Quarta-Feira, 12 de Setembro de 2012 | 18:19hs | 1.567 visualizações |
comentários
Fonte: ORM com informações da ASCOM/UFPA
Divulgação
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Pará, aprovou, nesta terça-feira (11), o calendário e edital do Processo Seletivo 2013 da UFPA.
O edital do pleito deve ser divulgado até a próxima sexta-feira (14), no Diário Oficial da União e no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS): www.ceps.ufpa.br.
O vestibular deste ano oferta 8.569 vagas, sendo 4.128 em cursos que funcionam em Belém, 3.420 em cursos que funcionam no interior do Estado, além de 1.021 vagas em cursos e sistema de reserva de vagas. O concurso será dividido em duas etapas. A primeira, realizada nos dias 3 e 4 de novembro, equivale ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A segunda fase acontece no dia 9 de dezembro e a prova será elaborada pela UFPA. Os candidatos que não se inscreverem no Enem terão a inscrição rejeitada no Processo Seletivo da UFPA.
Novidades - Este ano a Universidade oferece duas vagas destinadas a estudantes de origem quilombola em todos os cursos de graduação oferecidos no PS 2013, além da reserva de vagas para estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. Outra novidade é a oferta de dois novos cursos no campus de Belém e de outros três no interior.
Na capital, a UFPA vai abrir o curso de Tecnologia de Produção Multimídia, com 26 vagas, ofertado pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA); e Engenharia Biomédica, com 40 vagas, sendo este com duas entradas, do Instituto de Tecnologia (ITEC).
Para os campi do interior a oferta é de três cursos novos, sendo dois em Tucuruí (Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Computação); e um em Castanhal (Engenharia de Computação). Já o Campus de Cametá vai flexibilizar três cursos para Tucuruí (Língua Inglesa, Pedagogia e Sistemas de Informação); um para Baião (História); um para Limoeiro do Ajuru (Pedagogia); dois para Mocajuba (Letras-Língua Portuguesa e Matemática); um para Oeiras do Pará (Ciências Naturais); e um para Tomé Açu (Letras- Língua Inglesa).