Seis irmãos, sendo quatro meninos e duas meninas, com idades entre 6 meses e 12 anos, foram abandonados pela mãe Sandra Silva Meira residente no bairro José Rasteiro. As crianças haviam sido deixadas sozinhas em casa há cerca de 2 dias, quando a mãe saiu de casa e não mais retornou ou deu qualquer notícia. Só na segunda-feira, (17), uma vizinha fez uma ligação para a PM denunciando a situação das crianças.
Os policiais militares Waldenir, Serrão e Alan, receberam o chamado e foram ao local mencionado e ao chegarem encontraram (05) cinco crianças em situação de risco e Abandono de Incapaz, as crianças se encontravam em circunstância precárias, sem alimentação, a menina de 6 meses chorava muito por está com fome, e a menino de 12 anos, era quem cuidava dos irmãos, o mesmo informou que sua mãe saiu de casa no domingo (16), e não sabia para aonde a mesma havia ido, e o mesmo informou que tinha mais um irmão que se encontrava na Creche Nossa Senhora Aparecida.
Os policiais acionaram o Conselho Tutelar (CT), que registrou o Boletim de Ocorrências (BO) na Delegacia de Policia Civil e em seguida avaliou a situação das crianças que estavam sem alimentação adequada, higienização indevida e em situação de deszelo. O Conselho Tutelar encaminhou as crianças ao abrigo do PRAY (Projeto de Salvamento da Criança da Amazônia).
O CT aplicou o Artigo 22, do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), que diz: Aos pais incube o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.
Sandra Silva Meira a mãe das crianças só deu notícias na manhã de hoje (18), a mesma foi advertida, e no caso de reincidência, será tomada a providências junto aos órgãos competentes, e na ocasião a mesma se comprometeu a não mais deixar acontecer esta situação.
As crianças continuam na guarda da mãe e o CT, irá fazer o acompanhamento para que não mais se repita no caso de incidência a mãe será presa e as crianças encaminhadas para a adoção.
Disque Denúncias
O Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, é um canal de comunicação de proteção, defesa e responsabilização, priorizando o Conselho Tutelar.
Conselho Tutelar 3345-1028
Plantão 9120-0157