Alunos de 29 municípios paraenses participaram nesta terça-feira (25), no ginásio de esporte de Educação Física, da abertura solene dos 54º Jogos Estudantis Paraenses - Fase Estadual "categoria B - 15 a 17 anos", que reúne alunos-atletas até o dia 30 deste mês, nas modalidades de voleibol, basquetebol, handebol, futsal, atletismo, xadrez, tênis de mesa, masculino e feminino, além de ginástica rítmica em diversos locais da rede de ensino. No total, 731 alunos vão colher os melhores resultados e a chance de participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras que acontecerá em dezembro, na cidade de Cuiabá.
Os alunos de Concórdia do Pará, Fagner Júnior e Antônio Anderson, conduziram a bandeira brasileira; a do Pará, pelos alunos de Jacundá, Jeferson Lima e Kauê Lima. A bandeira da Secretaria de Estado de Educação - Seduc, foi conduzida pelo aluno de Ulianópolis, Wilian dos Santos.
Um dos momentos mais esperados da solenidade, a tocha olímpica foi conduzida pela aluna do município de Castanhal, Letícia Barbosa Oliveira que acendeu a pira que representará o espírito olímpico até o último dia da competição, dia 30.
O secretário de Logística, José Croelhas, na ocasião representou o secretário de educação, professor Cláudio Cavalcanti, saudou os participantes destacando o talento de cada um para a prática esportiva como ferramenta de inclusão e transformação. O secretário citou o atleta Alan Fonteles, como exemplo de superação e modelo a ser seguido pelos jovens e adolescentes.
Em mais uma competição estadual, a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc - NEL, Ana Glória Guerreiro, revelou que os alunos do interior estão no mesmo nível de igualdade dos estudantes da Região Metropolitana de Belém e dos alunos da rede privada.
Participam dos 54º Jogos Estudantis Paraenses os municípios de Abaetetuba, Augusto Corrêa, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Concórdia do Pará, Jacundá, Mãe do Rio, Marabá, Melgaço, Mocajuba, Paragominas, Parauapebas, Portel, Rondon do Pará, Salinópolis, Santa Maria, Santana do Araguaia, São Sebastião da Boa Vista, São João de Pirabas, Santa Izabel do Pará, Tailândia, Terra Alta, Tucuruí e Ulianópolis.