Inscrições para o vestibular da UFPA acabam nesta quarta
Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2012 | 05:02hs | 1.174 visualizações |
comentários
Fonte: Jornal Amazônia
Divulgação
Hoje é o último dia para se inscrever no processo seletivo 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para os interessados em ingressar na instituição que deixaram para fazer a inscrição de última hora, essa é a segunda chance, pois a instituição já havia prorrogado o prazo.
Os candidatos devem acessar o site www.ceps.ufpa.br e pagar a taxa no valor de R$ 50 até amanhã, no máximo. 'É comum os candidatos deixarem para se inscrever na última hora. Alertamos apenas para que não percam os prazos para acessar o sistema de inscrição e para efetuar o pagamento', orienta Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), órgão que organiza o concurso.
Este ano, a universidade oferece 179 cursos e um total de 8.569 vagas. Só em Belém são 4.128 oportunidades de ingresso, enquanto os campi do interior do Estado acumulam 3.420 vagas, além do Sistema de Inclusão, que reserva 1.021. Neste processo seletivo, a UFPA já adota um novo sistema de cotas e aplica a cota renda, seguindo a lei sancionada na segunda-feira pela presidenta Dilma Rouseff.
A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Marlene Freitas, explica o amplo sistema de cotas da UFPA. 'Desde 2008, a UFPA adota a reserva de 50% das vagas para alunos da rede pública de ensino. Além disso, mantemos 40% destas vagas reservadas para estudantes que se autodeclaram negros ou pardos. A novidade trazida pela Lei é que, tanto em relação à cota escola quanto em relação à nossa cota cor, 25% destas vagas passarão a ser reservadas para estudantes pertencentes a famílias cuja renda per capita não ultrapasse 1,5 salário', garante.
Dois cursos são novidade neste processo seletivo: Engenharia Biomédica e Tecnologia em Produção Multimídia, ambos realizados no campus de Belém. A prova realizada pela UFPA acontecerá em 9 de dezembro e será a segunda fase do vestibular, pois a primeira será o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de novembro.