Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) recebe visita do secretário de infraestrutura de fomento da pesca
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2012 | 11:20hs | 2.110 visualizações |
comentários
Fonte: Carajás Tudo de Bom/Redação
Carajás Tudo de Bom/Gilmar Mota
Eloy e Farias, secretário nacional de infraestrutura de fomento da pesca, visitou pela manhã, a Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), e lançou o Edital de conclusão da Unidade que fica localizado na Vila Porto Novo.
Com o funcionamento da Unidade serão atendidos o município de Jacundá e outros municípios da região, tanto na pesca artesanal como na aquicultura.
E na área da piscicultura, o secretario Hélio lançou o Plano Safra de aquicultura, que vai atender o pequeno, médio e grande produtor na criação de peixe.
O plano vai ter recurso para construção de tanques, compra de alevinos e assistência técnica por conta do Governo.
E para incentivar o aumento da produção brasileira e estimular uma alimentação mais saudável, o pescado será incluído na alimentação escolar, nos hospitais, nos presídios e nas forças armadas. Para isso será ampliada a sua participação no PAA – Programa de Alimentos da Agricultura Familiar.
O Plano Safra da Pesca e Aquicultura pretende dobrar a produção aquícola nacional. Serão aplicados mais de R$ 135 milhões em ações de assistência técnica e extensão rural, para que todos os produtores (pescadores ou aquícultores) recebam orientação para a obtenção de credito, treinamento e acompanhamento durante a produção.
Em reunião, à tarde do dia 14 (quarta) no Plenário Dr. Ulysses Guimarães da Câmara Municipal de Jacundá, Hélio Farias repassou as informações sobre a atuação de sua pasta, para beneficiar o município de Jacundá e região, sendo que se fizeram presentes Antônio Ferreira Nunes (Antônio da Colônia), presidente da CECOAT, Ananias Gomes de Carvalho Pires, proprietário da fábrica de rações, Lindomar dos Reis Marinho, presidente da Câmara Municipal de Jacundá, o vereador José Wilson e dezenas de produtores.