Até o final de 2012, setor agropecuário garante que o Pará seja todo livre de febre aftosa com vacinação, pois a meta é ficar acima dos 90%, como preconiza para uma área livre. Hoje o Pará tem 44 municípios livres da doença, sendo a região sul e sudeste.
A campanha de vacinação contra a febre aftosa passa por 2 etapas, uma no mês de maio e a outra neste mês de novembro, que já está acontecendo no território paraense, exceto Marajó, que tem uma etapa única no mês de agosto até setembro, devido à questão climática. A equipe da Adepará está finalizando o relatório de vacinação do arquipélago do Marajó, porém, a parcial está superando a meta.
Este ano o resultado foi superior em relação à campanha anterior no quesito de fiscalização da vacinação. Segundo o gerente do Programa de Erradicação contra a Febre Aftosa, André Reale, ainda persistem 42 propriedades no inquérito, que estão sob o estudo soroepidemiológico, com uma quantidade de aproximadamente 11% do total de 332 propriedades das regiões Nordeste e Baixo Amazonas do Pará.
Atingir o status de zona livre de febre aftosa é uma meta de Governo e produtores rurais das regiões nordeste, oeste e do Marajó, que vêm perseguindo há mais de 10 anos. “Isso melhora muito a exportação de carnes, atrai novos frigoríficos e permite aos municípios dessas regiões levarem animais de alta genética para qualquer exposição”, ressalta o diretor geral da Adepará, Mário Moreira.
O Pará evoluiu nos 28 itens avaliados, crescendo em 27 e mantendo o mesmo status, sem regressão, em apenas um deles. Entre os itens avaliados estão o controle de trânsito, epidemiologia, controle de revendas e funcionamento dos escritórios das agências de defesa sanitária.
A expectativa é de que os trabalhos se encerrem no mês dezembro deste ano, quando o relatório final será encaminhado a ‘Organização Mundial de Saúde Animal’, órgão máximo da sanidade animal e responsável pela certificação de ausência de doença dos animais, para apreciação das comissões científicas a homologação na assembleia geral em maio de 2013.