O Google Street View está percorrendo as ruas de Jacundá. O veiculo está equipado com sistema de captura de imagens e armazenadas em um computador instalado no interior do carro. Na parte externa do carro especificamente no teto uma supercâmara registra tudo ao seu redor, ou seja, várias lentes fotografam tudo ao redor por onde passa e posteriormente através do Google Street View, que é um recurso do Google Maps e do Google Earth, é disponibilizada as fotos em vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do solo.
Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e agora no Brasil. O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos modelo Chevrolet/Captiva. Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados por carros são usadas as Google Bikes.
As imagens podem ser navegadas usando tanto o mouse quanto o teclado. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos. As linhas que surgem na rua que está sendo exibida indicam a direção seguida pelo carro com a câmera do Street View.
O equipamento do Street View captura imagens, posteriormente analisadas e processadas, até serem publicadas. Não são disponibilizados ao vivo e pode demorar um pouco para estarem disponíveis na internet. O serviço é oferecido gratuitamente e permite buscar endereços com ferramentas que orientam a locomoção pelas ruas da cidade.
Para acessar o Google Maps pelo navegador do celular ou tablet, basta entrar no site maps.google.com. Ao selecionar um endereço específico, o usuário pode clicar no “bonequinho” símbolo do Street View para ter acesso as imagens panorâmicas da cidade. Ao contrário da versão para computador, o Street View no celular não permite dar zoom nas fotos.
FROTA GOOGLE
Desde o ano passado, a Google está investindo pesado para aumentar a velocidade de captação de imagens do Street View no Brasil. Em 2011, a multinacional adquiriu 82 automóveis para a empreitada.
Na primeira parte do projeto, que cobriu mais de 50 cidades dois anos atrás, foram usados 30 carros Stilo, da Fiat. Como a parceria com a montadora terminou, o Google resolveu dar continuidade ao projeto por conta própria e comprou veículos utilitários modelo Captiva, da Chevrolet. A nova frota é 174% maior do que a anterior. As câmeras usadas para capturar as imagens também foram atualizadas para uma versão mais moderna. Em vez de nove, agora são 15.
O uso de triciclos para fotografar lugares em que os carros não trafegam, que estava prometido desde o final de setembro de 2010, deve sair do papel em breve.
Para a direção geral do Google Brasil, a cobertura de centros comerciais é uma das maneiras encontradas pela companhia de ganhar dinheiro com o serviço, já que o trabalho de logística é brutal e necessita de motorista, hospedagem, alimentação, manutenção.
Em São Paulo, algumas áreas fotografadas pelos veículos Stilo estão sendo refeitas pelos automóveis Captiva, teoricamente mais estáveis e robustos.