Vestibular da UEPA teve 10.710 faltosos
Segunda-Feira, 03 de Dezembro de 2012 | 08:23hs | 1.403 visualizações |
comentários
Fonte: Diário OnLine
Divulgação
A primeira etapa dos processos seletivos 2013, da Universidade Estadual do Pará (Uepa), foi realizada ontem. Dos mais de 85 mil candidatos que fizeram a prova, 10.710 faltaram ao exame: 23,8%, sendo 14,47% do Prosel e 9,42% do Prise. Aproximadamente 5.200 pessoas apenas em Belém.
No Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, no bairro do Telégrafo, local com o maior número de candidatos, a movimentação foi tranquila. O corre-corre só aconteceu quando faltavam apenas alguns minutos para o fechamento dos portões. O estudante Leonardo Pantoja, que está tentando uma vaga no curso de Fisioterapia pelo terceiro ano, foi o último a conseguir entrar no prédio. “Minha expectativa é a melhor possível. Espero que tudo dê certo”.
Os portões fecharam pontualmente às 8h e alguns candidatos ainda tentaram entrar. O estudante Gilberto Gaia, 20 anos, foi um deles. O rapaz que tentava o vestibular para Pedagogia pelo Prise pela primeira vez, chegou ao portão com seis minutos de atraso. “Nós ficamos parados no trânsito por causa da corrida que interditou algumas ruas. Chegamos a ficar 20 minutos no mesmo lugar”.
Em outro ponto de Belém, na Uepa da Perebebuí, 58 candidatos que declararam ser portadores de necessidades especiais fizeram a prova. Portadores de deficiência visual tiveram duas opções ao realizar a prova. A prova dos candidatos com necessidades especiais teve início às 8h e término às 14h, uma hora a mais, sendo duas a mais para os candidatos com deficiência auditiva, que tiveram até as 15h para finalizar os trabalhos.
“Achei a prova boa, as questões estavam acessíveis e de fácil compreensão. A parte de matemática, por exemplo, estava bem explicada”, conta a estudante Tatyane Costa, de 20 anos, que tenta pela segunda vez uma vaga no curso de Engenharia Ambiental.
TRANQUILIDADE
Para Amanda Farias, que saiu 2 horas e meia após o início do processo seletivo, é mais tranquilo sair mais cedo da prova. “Vou para casa agora descansar. É muito cansativo fazer prova durante dois dias seguidos, qualquer coisa pode fazer o candidato perder a atenção se ele não estiver muito concentrado”, explica a candidata ao curso de Educação Física.
No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, das 33 salas separadas para os processos seletivos 2013, 12 foram exclusivas para os candidatos, que no ato da inscrição declararam ser pessoas com deficiência. Dos 83 inscritos, 60 são da capital e 23 do interior. Foi contabilizado apenas seis faltosos no primeiro dia de prova.
Os processos seletivos 2013 trouxeram para disputa 8,6 mil candidatos a mais do que o registrado no ano passado, quando 98 mil candidatos participaram do certame, totalizando mais de 106,6 mil inscritos.
A segunda etapa do processo seletivo acontece hoje, das 8h às 13h. Os aprovados nas primeiras etapas devem fazer a terceira fase no dia 16 de dezembro. A expectativa da Uepa é de que o resultado do processo seletivo saia a partir da segunda quinzena de janeiro.