Ele já tem mais de 1,2 bilhões de seguidores, já que é o escolhido de Deus para transmitir a palavra divina para os católicos. Mas, a partir do dia 12 de dezembro, através da conta @pontifex ou em português @Pontifex_pt, o santo papa Bento XVI estará conectado virtualmente a fieis do mundo todo.
A novidade, anunciada hoje (03) numa Coletiva de Imprensa pelo Vaticano, busca aproximar a igreja das mídias sociais e tornar a comunicação mais ‘moderna’ entre os pares. Os católicos inclusive já podem mandar perguntas para o papa através da hashtag #askpontifex.
O Consultor de Comunicação sênior do Vaticano, Greg Burke, explicou que o dia 12 de dezembro foi eleito como o dia em que o papa começa a usar o twitter por ser a data em que ocorre o banquete de Nossa Senhora de Guadalupe, uma das maiores festividades católicas que é celebrada no México. Ele irá dedicar a essa santa seu primeiro ‘tweet’.
Sobre o nome da conta, Burke disse que ‘pontifex’ é uma boa combinação, pois além de significar papa (na tradução, pontífice), remete ao termo ‘construtor de pontes’. Com um layout limpo, a página da conta foi projetada nas cores amarelo e branca, tendo uma imagem da cidade do Vaticano ao fundo, podendo mudar de acordo com períodos litúrgicos ou quando o papa estiver viajando.
Segundo o consultor, o papa, do alto dos seus 85 anos, acredita que precisa alcançar a todos e para que isso ocorra o Vaticano tem que estar presente no mundo virtual. “Nós vamos receber mensagens espirituais através dessa conta. O papa não vai andar por aí com um Blackberry ou um iPad e ninguém vai estar colocando palavras na boca dele ou ‘twittando’ por ele. Ele vai twittar o que quer”, frisou Burke.
Os primeiros tweets serão voltados ao conteúdo da audiência geral semanal de Bento XVI, as homilias das principais Igrejas e bênçãos dominicais, e serão redigidos pelo próprio. Mas, enquanto o papa será um dos mundiais mais alto perfil tweeters e tem muitos seguidores, ele não vai seguir alguém a si mesmo.
Eles também incluirão reações sobre acontecimentos mundiais importantes, como desastres naturais. Com o tempo, os ‘tweets’ serão escritos por assessores e Bento irá assinar e verificar antes de enviá-los. Burke frisou que o Vaticano tomou precauções para que a conta certificada do papa não seja ‘hackeada’: “apenas um computador será utilizado para essa finalidade”.
Burke enfatizou que o twitter @pontifex não seguirá nenhuma conta e que os tweets serão postados em português, espanhol, italiano, francês, alemão, inglês, polaco e árabe. Para os fieis que falam português, podem se comunicar também através da conta @Pontifex_pt e fazer seus pedidos, questionamentos e preces.