Aconteceu nesta segunda-feira (17) no plenário da Câmara Municipal de Jacundá a última sessão do ano de 2012, foi apresentando ao público o balanço geral das atividades desenvolvidas durante os quatro anos de legislatura. A 133ª Sessão Ordinária teve a presença de 9 dos dez parlamentares. Essa legislatura encerra-se no próximo dia 31 de dezembro. E no dia primeiro de janeiro, a partir das 9 horas será escolhida a nova mesa diretora do legislativo e empossado o vice-prefeito e o prefeito eleito nas eleições de 7 de outubro passado. A cerimônia está marcada para acontece no Plenário Ulisses Guimarães (Câmara Municipal).
Antes de iniciar a última sessão ordinária, o vereador presidente, Lindomar dos Reis Marinho (PT) que exerce o segundo mandato como presidente do Legislativo, disse que "os últimos quatro anos foram produtivos para o município de Jacundá, principalmente pela união entre os parlamentares que atuaram pacificamente e com decisões conjuntas em defesa dos interesses da população jacundaense”. Sobre sua gestão que completa 4 anos (dois mandatos consecutivos, inclusive, o segundo com votos de 100% dos vereadores), Lindomar ressalta que os resultados positivos foram alcançados em decorrência de uma gestão democrática, onde os vereadores tiveram participação diretas nas decisões.
Entre os projetos aprovados durante a gestão do atual presidência da Câmara de Vereadores destacam-se o Regime Jurídico dos Servidores Públicos, o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração da Educação, Plano Plurianual de investimentos 2010 a 2013. Outra iniciativa possibilitou a instalação de um frigorífico e uma fábrica de ração no Distrito Industrial de Jacundá. Ainda na atual administração do legislativo foram aprovados o Novo Código Tributário do Município, a implantação do Código Ambiental e autorização para construção de casas populares. Os vereadores aprovaram ainda a readequação do Brasão do Município.
Os vereadores fizeram indicações de Títulos de Cidadão e Cidadã Jacundaense homenageando 18 moradores que contribuíram com o crescimento do município de Jacundá. A cerimônia de entrega dos referidos títulos aconteceu logo após o encerramento da última sessão, e contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados.
Veja a lista abaixo dos cidadãos e cidadãs e também dos propositores:
Rosa Mulato: Professoras Marlene Penalva e Antônia Valeci M. Piovezan.
João Borges: A agente comunitária de saúde Francisca da Silva de Sousa e por decorrência o Vereador João Borges antecipação um título de Cidadão Jacundaense na sessão ordinária do dia 23 de abril ao Padre Alcimar, que foi ordenado recentemente.
José Wilson: Pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Nivaldo dos Anjos Silva.
Edson Ferreira (Edinho): Pastor Gilvan Roque da Silva e a presidente da Associação de Mulheres de Jacundá, Maria Ene da Silva Lisboa.
Lindomar dos Reis Marinho: Advogado Etury Barros e a presidente da Adetuni, Vera Lúcia Batista dos Santos.
Geane de Deus Viana: Raimundo Sousa Lima e Josefa Maria da Silva (Tusa).
Antônio Carlos Magalhães (Tonho do Posto): Jamberg Garcez Nascimento Mendonça e Clécio Luís Ferreira de Macêdo.
Francisco de Oliveira: Iraci dos Santos Silva e Maria da Penha Barbosa Crisóstomo.
Nilceu Norberto: Edson José Santos e Rita de Cássia Fugulim Damacena.
Pedro Edivan: Professora Valderez de Jesus Costa e Jair de Brito Filho (Diretor Legislativo da Câmara Municipal de Jacundá).