Com o retorno das aulas nas Universidades Federal e Estadual de Marabá, a prefeitura de Jacundá, está garantindo aos universitários jacundaense transportes gratuitos para o deslocamento intermunicipal de Jacundá á Marabá.
De acordo com a assessoria do gabinete do prefeito Dino Altoé, o transporte destes alunos está sendo oferecido de segunda à sábado. Para mais informações os interessados devem procurar a secretaria de educação, localizada na Rua Jarbas Passarinho, s/nº, em frente a praça municipal.
Esta é uma luta muita antiga de políticos e alunos, pelo fato de Jacundá ser limitada na questão de vagas universitárias. Durante o ano letivo de 2012, a vereadora Geane de Deus Viana e o prefeito Dino Altoé, lutaram pela amenização da logística para transportar os alunos universitários à Marabá.
Hoje, há muitas pessoas que tem interesse em possuir um curso superior, embora tenham interesse, mas não têm a oportunidade para ingressar em curso de nível superior.
Iara Meireles disse que "é notório que Marabá oferece muitas opções para que pessoas residentes em municípios vizinhos possam cursar uma faculdade. No entanto, é um investimento muito alto, principalmente no que diz respeito ao deslocamento intermunicipal.
Felizmente, o governo Dino e Itonir disponibilizou um ônibus para transportar alunos de Jacundá á Marabá de segunda à sábado, o que possibilita a várias pessoas terem acesso a uma formação de nível superior.
Portanto, agradecemos a iniciativa, pois é algo muito importante para nós levarmos à realização dos nossos objetivos" concluiu a aluna Iara Meireles.
Leonardo Barroso da Costa, teve dificuldade imensa para estudar em Marabá pelo fato de seu curso ser integral, e ele (Leonardo) diz que "a grande dificuldade de quem mora em cidade vizinha a Marabá é a necessidade do deslocamento até a universidade, devido o custo se tornar muito alto com o pagamento de alimentação e passagens.
Imagine você pagar passagens todos os dias para ir a Marabá para ter que estudar! Graças aos nossos governantes, em especial ao prefeito Dino, que garantiu para os universitários o transporte gratuito, para nós é uma grande conquista e mais esperança de continuidade do nosso estudo sem ter que abandonar o emprego em Jacundá para poder estudar".