A história sempre reserva espaço às pessoas que fizeram algo para contribuir com o desenvolvimento de uma cidade, mesmo que não seja na terra onde nasceram, mas naquela onde escolheram para viver, constituir a sua família e implantar os seus negócios.
Assim é a história de amiga MARIA DAS DORES SOUZA FREITAS, popularmente conhecida com Dona Dôra, nascida no dia 06 de Setembro de 1942, na cidade de Barra do Corda, estado do Maranhão.
Mãe exemplar, D. Dôra teve os seguintes filhos: Irandir, Iranir (Neném), Francisco (Kareka), José Iran (Zezinho), Alciran e Francilda (Cida),
Era o ano de 1978 quando D. Dôra chegou ao estado do Pará no município de Jacundá, local escolhido para fixar residência de maneira definitiva. Ao chegar, implantou a Mini Cigarreira, local onde trabalhava e ficava o dia inteiro conversando com as pessoas e orientando os viajantes que iam ao seu comércio e buscavam informações sobre a cidade.
Hoje, dia 06 de Fevereiro de 2013 (quarta-feira), às 15:15 horas, no Hospital Regional de Marabá, um coração carregado de amor, fraternidade, solidariedade e humildade, parou de bater, decretando a morte D. Dôra, deixando atônitas diversas pessoas que admiravam a maneira como sabia viver aquela brava mulher.
D. Dôra era referência em Jacundá, até nas ‘peladas’ do Clube Campestre quando algum atleta ‘perdia’ um gol fácil, era comum ouvir os outros falarem que um ‘gol assim até a D. Dôra faria’, o que demonstra a popularidade daquela mulher que conquistou inúmeras amizades, o que nós dá a certeza que a sua morte irá provocar grande tristeza e emoção no seio da população jacundaense.
Amizade não se escolhe e nem se pede a ninguém. Ela existe, sem prazo para iniciar e terminar. Amizade é sentimento, afeto, amor, carinho e respeito. Um dia o Criador, o Bom Deus, resgata a amizade de nosso convívio, mas o tempo não modificará a imensa saudade que sentiremos de nossa querida amiga D. DÔRA, que nos deixou a certeza de que amanhã, ao nascer de um novo dia, o amor estará presente em nossas vidas e em nossos corações. Que Jesus alivie a dor dos familiares e amigos.