A Amat (Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás) realizou nesta sexta-feira (22), em Marabá, a eleição para a escolha do novo presidente da associação, tendo como eleito Sancler Ferreira, prefeito de Tucuruí, que concorreu com o prefeito de Marabá, João Salame. Ambos do PPS.
Antes da votação, o prefeito de Nova Ipixuna, Edison Raimundo Alvarenga, presidente da Associação no ano de 2012, ressaltou a necessidade de uma votação limpa e desarmada, além de ressaltar a necessidade de respeito e aceitação do novo presidente, que será responsável pela direção em 2013 e 2014.
Os deputados Parsifal Pontes, Wandenkolk Gonçalves e Asdrúbal Bentes também compareceram à reunião e expressaram sua concordância com a associação. Nos discursos, todos ressaltaram a importância da luta pela criação do Estado de Carajás e também de defender os interesses do desenvolvimento das regiões sul e sudeste do Pará.
Helder Barbalho, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famepa), ressaltou a necessidade dos prefeitos criarem uma agenda política que contribua para o desenvolvimento dos municípios da região.
Após os discursos, a eleição do novo presidente foi feita a portas fechadas. Sancler Ferreira, que era o candidato apoiado pelo governador Simão Jatene, foi eleito com um total de 25 votos, contra 11 de João Salame. Registrou-se um voto em branco.
Ao final, Sancler pregou a união dos prefeitos que integram a entidade. “Essa tem que ser a nossa postura, terminado o resultado, não tem vencido e nem vencedor. Vencem todos. A gente tem que construir a Amat desse jeito, apoiando os municípios, sobretudo os menores; esses é que precisam mais desse apoio”, afirmou.