Em sessão ordinária nesta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal, contou com a presença de todos os vereadores que propuseram ao presidente legislativo municipal melhorias e geração de emprego e renda em Jacundá.
"Solicito que seja feito um requerimento a Casa (Câmara Municipal), direcionado a Cosanpa que tome providências no perímetro de captação de água da empresa, pelo fato ocorrido e que não é a primeira vez que acontece uma tragédia naquele local, também quero chamar à atenção da população para que não tome banho naquela área. Nós como autoridades vamos buscar providências com a gerência da Cosanpa para tratar de assuntos sobre a área de captação de água", concluiu a vereadora Adélia Alves Figueiredo
A vereadora Luiza Souza Chaves (Lúcia da Moram) solicitou que seja feito fiscalizações em lava jato de carros e motos localizado na Rua Dantes de Oliveira, por trazer prejuízos a população daquela área que vem sofrendo com o mau cheiro e doenças como a dengue oriundas de água parada.
"Solicito ao presidente da Casa (Lindomar) que seja encaminhado um pedido à Secretaria de Obras que possa recolher os pedaços de madeira na estrada da Moram, oriundos de caminhões carregados de madeiras para os fornos de carvão daquela região, pois os mesmo estão provocando acidentes", propôs Josimar Tomaz Lima (Fogóio).
"Faço aqui um requerimento verbal ao vereador presidente Lindomar que possa providênciar junto a Secretaria de Obras e que por ventura já estiveram mapeando as ruas para que possa ser feito a recuperação das vias públicas, com implantação de quebra-molas em trechos perigosos", finalizou Pedro Edivan Barbalho.
A vereadora Geane de Deus fez um pedido em caráter de urgência para que "seja feito a recuperação da Rua Bahia até a Rua Minas Gerais, devido este trecho ser de acesso a duas escolas (Serginho Correia e Jardim das Acácias), não desmerecendo outros pontos da cidade que necessitam de recuperação.
Estamos debatendo com grupos empresariais uma solução na geração de emprego e renda, buscando metodologias de investimentos às instituições bancárias para que empreendedores possam gerar indústrias no município.
Quero aqui fazer um pedido a população jacundaense, para que juntos façamos um pedido ao governo do estado, que implante uma corporação do corpo de bombeiros em nosso município, para diminuir a espera do deslocamento de bombeiros de Marabá" concluiu.
"Solicito a população que participem das sessões todas as segundas-feiras às 19:30hs, de modo que todos venham fiscalizar o seu vereador se está cumprindo com o que lhe foi conferido ou se o mesmo está preocupado com o povo jacundaense.
Recentemente estive em Brasília levando um projeto de Lei que possa ser instalado em Jacundá, através da proposição do Deputado Federal Beto Faro um centro de Zoonose que visa acabar com os animais nas vias públicas como cachorros, cavalos entre outros que de certa forma provocam acidentes e causam doenças a população", finalizou o Professor Neto.
O vereador e líder do governo municipal Cledemilton Araújo reforçou a idéia de que a população esteja presente nas sessões e que "reafirmo aqui o que nossa companheira e vereadora Geane citou, o grupo de trabalho criado pelo governo municipal em prol do desenvolvimento econômico de Jacundá, que busca alternativas de crescimento da economia jacundaense e por isso trago a idéia de parceiros através do desenvolvimento rural com o banco de sême que visa à inseminação bovina, que de certa forma possibilitará aos produtores rurais uma melhor produção de leite, carne de qualidade, desprovidas de patologias virais e bacterianas. Os produtores cadastrados terão o acompanhamento de um técnico responsável.
O sême utilizado será das raças Girolândo, Gir Leiteiro, Guzerá e Holandês, o projeto inicial pretende trabalhar com 1000 doses a custo final de R$ 13,00 para o agricultor, sem custo de técnico e armazenamento.
Esse projeto melhorará a produção de leite proporcionando ao produtor da agricultora familiar direcionar sua produção com qualidade ao consumidor, venho aqui lembrar que o proprietário do laticínio mineiro pretende implantar uma indústria de leite pasteurizado que trará um destino final para o leite produzido.
Faço um apelo aos agricultores que possam plantar milho, criar peixes, frangos entre outros de forma que possa suprir a produção da fábrica de ração, que produzirá 400 toneladas de rações, sendo que Jacundá hoje, não consegue gerar o insumo nem para o próprio consumo, sendo que a fábrica inaugurará comprando milho dos municípios de Tailândia e Rondon do Pará", finalizou.
Parabenizo a vereadora Geane pela intermediação e a proposição da Deputada Estadual Bernadete Ten Caten em detrimento a PA-151 que liga os municípios de Baião até a região da Moram Madeira, que o Governo do Estado olhe com mais atenção para estrada que é de grande importância para a região.
Parabenizo também o Deputado Federal Beto Faro pela contribuição com um município de Jacundá, com o projeto de criação do Centro de Zoonose. Quero aqui externar minha preocupação com o meio ambiente que vêm sendo agredido, principalmente com os lavadores que jogam água nos leitos dos rios e nas ruas que acabam gerando transtornos a população.
Em virtude de maiores esclarecimento sobre o projeto de banco de sême foi retirado da pauta de votação para que haja uma melhor análise e que o veterinário Dr. Aldo, possa está presente para dar mais informações e que na próxima sessão ordinária o projeto seja votado no plenário.
Desde já quero convidar todos para que se façam presentes na próxima segunda-feira para uma Sessão Especial em comemoração o Dia Internacional da Mulher", concluiu o vereador presidente Lindomar dos Reis Marinho.