Em sessão especial ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Jacundá contou com a presença de representantes de vários seguimentos ligados a movimentos sociais, a sessão realizada nesta segunda-feira foi um ato de homenagem às mulheres, lembrando que será comemorado oficialmente dia 08 de Março (sexta-feira). Hoje a mulher está presente em diversos setores da sociedade, principalmente no comando de grandes responsabilidades sociais.
A mesa diretora foi composta e presidida inicialmente pela vereadora Adélia Alves Figueiredo e suas colegas vereadoras Neuzilene Souza Costa, Geane de Deus e Luzia Souza Chaves, Eliane Pinheiro, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres – SEPOM, Maria Ene Lisboa, presidente da ADMUJ, a secretária de Educação, Ana Cristina de Araújo, Josefa Maria (Tusa), representando os movimentos sociais e a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Maria do Pará, Nuccia.
A palavra também foi facultada as mulheres presentes, durante a sessão foram feitas homenagens a todas as mulheres por serem guerreiras e grandes lutadoras, por conquistarem seus espaços e direitos.
A Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Eliane Pinheiro falou da importância da SEPOM, pelas grandes conquistas adquiridas e que “temos uma secretaria com uma estrutura capaz de amparar mulheres que necessitam de atenção, sei que há carência, mais iremos dar o melhor para atender e realizar o encaminhamento jurídico, social e psicológico”, concluiu a secretária.
“O Centro de Referência é vinculado a SEPOM, trabalhamos de forma unilateral, ou seja,atendemos mulheres vítimas de violências físicas, psicológicas, sexual, domestica familiar e entre outras, o nosso objetivo é realizar o acompanhamento psicossocial, jurídico, orientação, informações a todas as mulheres, temos dados estatísticos que desde a implantação do centro, registramos 946 casos de violências, somos várias profissionais trabalhando na conscientização e prevenção a mulheres”, finalizou a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Maria do Pará, Nuccia.
A sessão foi repleta de homenagens por parte dos vereadores, que propuseram ideias e ações participativas para mulheres vítimas de violência, de modo inclusive que, Jacundá possui proposta protocolada em Brasília pelo prefeito Dino Altoé, o espaço mulher cidadã e casa abrigo, local este que dará acolhimento e qualificação profissional as mulheres.
O vereador presidente Lindomar lembrou grandes nomes femininos, como Raquel de Queiroz, Maria da Penha, Presidenta Dilma Rousseff e entre outras mulheres lutadoras e guerreiras que fizeram e fazem a diferença nos diversos setores.
Faço um convite a todas as mulheres a participarem nesta sexta-feira (8), de atividades e homenagens a nós mulheres, e quero aqui lembrar de três mulheres lutadoras e guerreiras que contribuíram com o município de Jacundá as nossas amigas Ruthe, Glória e Dona Dôra, obrigada e desde já Feliz Dia Internacional das Mulheres”, finalizou a vereadora Adélia Alves Figueiredo.