50% dos homens brasileiros acham que o papel das mulheres é cuidar da casa
Segundo dados do estudo “Tempo de Mulher”, elaborado pelo instituto de pesquisas Data Popular, 50% dos homens brasileiros acham que as mulheres têm que cuidar da casa. Uma opinião compartilhada por 51% das mulheres consideradas maduras (com idade entre 48 a 60 anos). Já entre as brasileiras mais jovens, com idade entre 18 a 30 anos, esta é uma realidade cada vez menos desejada. Apenas 40% delas concordam com isso. A grande maioria quer um novo papel dentro do lar.
Maridos admitem que mulheres decidem as compras da casa
São as mulheres quem mandam nas decisões familiares segundo o estudo 'Tempo de Mulher' que o Instituto Data Popular realizou no último trimestre de 2012 com 800 homens casados de 44 cidades do país. Para 86% dos maridos, elas são as principais responsáveis pelas compras do supermercado. A segunda principal escolha definida pela mulher são as viagens de família (79%), seguida pelas roupas do marido (71%), o carro (58%) e o computador (53%).
Sete em cada dez homens admitem que as esposas escolhem suas roupas
Segundo a pesquisa, sete em cada dez homens admitem que as esposas são responsáveis pela escolha de suas roupas. A mesma proporção também diz que prefere mudar de opinião para não brigar com a parceira.
Esposas conferem movimentação financeira do marido
Os dados mostram que 61% dos participantes admitem que as esposas conferem suas movimentações financeiras. Eles afirmam que preferem mudar de opinião para não brigar (71%) e têm certeza de que as mulheres possuem dinheiro guardado sem eles saberem (79%).
Cresce rapidamente o emprego formal feminino
Nas últimas duas décadas, houve aumento de 162% no número de mulheres com carteira assinada no Brasil. No mesmo período, a população feminina teve expansão de 36%. São 11 milhões a mais de brasileiras no mercado de trabalho formal em 20 anos, número equivalente a quase toda população do estado do Rio Grande do Sul.
Renda das mulheres cresce mais que a dos homens
A massa de renda dos homens cresceu 45% ao passo que a das mulheres cresceu 83% nos últimos 10 anos. No final desse ano, a renda conjunta delas deve atingir 1,1 trilhão de reais, cifra equivalente ao PIB da Suécia ou da Bélgica.
Quase 30% delas pretende adquirir um celular novo nos próximos 12 meses
Para 63% das mulheres, produtos caros são produtos de qualidade. Já 52% adoram produtos com tecnologia de última geração. Quase 30% delas pretendem adquirir um celular novo nos próximos 12 meses. E trocar o sofá ou o fogão é o desejo de duas em cada dez mulheres.