O conclave para escolher o sucessor de Bento XVI, que renunciou em 28 de fevereiro, começa nesta terça-feira (12). Porém, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, previu ontem, segunda-feira (11), que "dificilmente" o nome do novo papa deve sair na primeira votação.
Noventa funcionários do Vaticano que trabalharão na segurança, alimentação e auxílio aos cardeais, tanto material quanto espiritual. Os cardeais terão padres à disposição para confissão, assim como médicos. O juramento é feito perante o cardeal camerlengo Bertone.
Na manhã de hoje serão realizados os primeiros ritos do conclave. A partir das 7h, os cardeais começam a se transferir para a Casa Santa Marta, onde ficarão hospedados.
Às 10h, será realizada na Basílica de São Pedro a missa inaugural do conclave. Ela será aberta a todos que conseguirem lugar e presidida pelo cardeal decano, o italiano Angelo Sodano, com todos os demais cardeais, não apenas os votantes, participando como cocelebrantes.
Votações
No primeiro dia de conclave, está prevista apenas uma votação. Segundo o Vaticano, os cardeais devem seguir às 15h45 para o palácio apostólico. Depois, às 16h30, seguirão em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina.
Os cardeais entram na capela, ocupam seus lugares e fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica. Depois, cada um dos cardeais vai ao centro da capela, com a mão sobre o Evangelho, para dizer sua adesão ao juramento, também em latim. Então, a capela é fechada, após a saída das pessoas que não participarão do conclave. Em seguida, começam as votações.
O cronograma prevê que os cardeais concluam os trabalhos às 19h15 retornando para a Casa Santa Marta às 19h30.
Às 7h45 de amanhã, quarta-feira (13), os cardeais irão para o palácio apostólico, onde das 8h15 as 9h15 será celebrada a Santa Missa na Capela Paulina.
Às 9h30, os cardeais seguem para a Capela Sistina e começa o primeiro escrutínio. Às 12h30 está prevista a volta para a Casa Santa Marta, com o almoço às 13h.
Durante a tarde, às 16h, eles voltam novamente para a Capela Sistina para as votações da tarde. Os trabalhos devem seguir até 19h15, como no primeiro dia.
Segundo o Vaticano, serão feitas duas votações pela manhã e duas à tarde, até um dos candidatos conseguir mais de dois terços dos votos. As cédulas serão queimadas apenas uma vez por período, e espera-se que a fumaça seja expelida pela chaminé da Capela Sistina às 12h e às 19h.