A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres - SEPOM realizou na última sexta-feira (8), homenagens ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de várias autoridades e associações ligadas a mulheres e a secretária da SEPOM, Eliane Pinheiro falou da importância da secretaria da mulher e do Centro de Referência Maria do Pará em Jacundá, "o atendimento não é de delegacia, ou seja, de assistência social, jurídico e pedagógico, contamos também com apoio das policias Civil e Militar", ressaltou a Secretária.
A vereadora Adélia Alves Figueiredo representando a Câmara Municipal, parabenizou toda equipe da SEPOM e do Centro de Referência Maria do Pará, "vocês estão realizando um ótimo trabalho, quero aqui agradece as policias Civil e Militar por serem parceiras da mulher, o prefeito Dino Altoé que é um grande incentivador e apoiador, graças a esses anjos os benefícios da mulher estão sendo feitos", concluiu a Vereadora.
"Quero parabenizar todas às mulheres e expresso meus sentimento as filhas da dona Maria de Fátima e dona Creuza, que tiveram suas vidas tiradas e quero homenagear a primeira mulher atendida pela Secretaria (SEPOM) que foi vítima de violência doméstica a Sra. Lenira", completou a presidente da ADMUJ, Maria Ene Lisboa.
A ex-vice-prefeita Maria de Jesus agradeceu a Assembléia Legislativa do Estado do Pará, por ter lhe homenagear com a medalha Isa Cunha, "esta condecoração foi entregue a diversas mulheres que desempenharam importante trabalho para sociedade paraense. A Alepa realiza esta cerimônia de entrega desde ano de 2004, a grandes personalidades femininas e o título 'Isa Cunha', deu origem por meio da historiadora, fundadora da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e do Movimento de Mulheres da Cidade e do Campo, militante histórica da luta em prol das mulheres no Pará, falecida em 2003", concluiu Maria de Jesus.
O delegado Dr. Sérgio Máximo dos Santos congratulou todas as mulheres em especial a mulher mais velha e a mais nova, "a Polícia Civil é uma grande parceira neste grande trabalho, que é zelar pela integridade física da mulher, o prefeito Dino está de parabéns, são poucos Municípios que tem um gestor preocupado em fazer o trabalho de acolhimento e acompanhamento à mulher, ouvimos muito falar em proteção a mulher, mas atos efetivos de proteção não são feitos, em Jacundá é diferente existe à secretaria especifica, voltada para as mulheres, parabéns prefeito Dino. Nós da Polícia Civil com apoio das associações, iremos juntos buscar a implantação da delegacia da mulher", finalizou Dr. Sérgio.
"Esse é o oitavo município que estou trabalhando, aqui em Jacundá vejo um olhar especial para as mulheres. A Polícia Militar e Civil tem como prioridade apoiar a mulher, não somente em casos da violência doméstica, mas no auxilio dessas mulheres, porque a população tem que entender que a Polícia é o último caso quando não se tem outro recurso. Agradeço o prefeito Dino porque sem ele nada se poderia fazer pra proteger a mulher, o Centro de Referências e a Secretaria da Mulher só existem por causa dele (Dino)", destacou o Capitão Rogério.
A advogada Dra. Amanda em seu pronunciamento falou da importância das mulheres estarem buscando conhecer melhor seus direitos, hoje a mulher não pode mais viver presa, tem que ser livre e a partir do conhecimento a mulher se tornará mais independente.
O prefeito Dino diz que "apesar das mulheres terem conquistado muitos espaços no mercado de trabalho, elas ainda lutam por respeito profissional e contra a violência doméstica, pensando nestas situações, buscamos trazer pra Jacundá a Secretaria da Mulher e o Centro de Referências Maria do Pará, as mesmas visão dar apoio as mulheres vítimas de agressões físicas e morais não somente do município de Jacundá, mais também das regiões vizinhas.
Quero aqui lembrar a todos da implantação do projeto AMA, mantido pela Agência Adventista de Recursos Assistenciais (ADRA) em parceria com os governos municipais. Este projeto terá o objetivo de orientar e apoiar adolescentes grávidas de 13 a 19 anos, bem como as mães e parceiros de modo que possam ter seus bebês saudáveis e educá-los para serem bons cidadãos. Desejo um feliz dia internacional a todas as mulheres", enfatizou o prefeito Dino.