A sociedade garimpeira da Cutia está de parabéns, pois aprovaram por unanimidade o contrato de parceria para exploração de cobre em uma área de 50 hectares pertencentes à Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – COOMIC por meio do processo DNPM 851011/2012-01. A parceira na execução do projeto será a Michigan Trade Ltda, empresa que mandou carta de intenção e apresentou viabilidade econômica para tocar o projeto.
O presidente, antes de apresentar a novidade falou das lutas e avanços do ano de 2012 dentre as quais o bom andamento do projeto Nova Cutia que prossegue a pesquisa iniciada em 2010 e que vem avançando. Depois dos trabalhos de pesquisas concluídos será apresentado ao DNPM o Plano de Aproveitamento Econômico da exploração do ouro e da platina existente a alguns metros de profundidade na área do antigo e produtivo garimpo da Cutia.
O presidente Raimundo Lopes acredita que cumprindo os prazos a portaria de lavra definitiva da Cutia Mineração será concedida pelo Ministério de Minas e Energia em janeiro do próximo ano. “Já o projeto Cobre Arara Azul pode iniciar logo a sua exploração diante da grande quantidade de cobre aflorado cujos resultados de produção será de imediato”, explica Raimundo Lopes.
Depois de falar dos avanços do ano passado o presidente falou de algumas novas conquistas como a criação de uma conta bancária para os sócios da COOMIC, poderem conferir seus dividendos de onde estiverem, para isso esteve presente um representante do Banco do Brasil que reforçou o anúncio.
“Esse é o modelo do cartão criado pela nossa equipe de comunicação, pedimos ao banco que aprovasse a inserção da logo da cooperativa e isso foi feito no modelo e cremos que será impresso em todos os cartões dos sócios da COOMIC”, afirmou o presidente que ainda apresentou a nova carteira de sócio, toda em material PVC, colorida e com detalhes inovadores e maior durabilidade.
“Até o final desse ano ou começo de 2014 o cobre já estará dando resultados aos sócios, até porque o projeto se inicia na segunda-feira com recuperação da estrada de acesso acreditamos que até junho já estejamos começando a extração do minério”, confirmou o presidente.
A parceria dentre outros prevê uma divisão de lucros de 70% para a parceira que irá fazer todo aporte financeiro, ficando, portanto a COOMIC livre de qualquer investimento e com saúdo de 30% do resultado líquido da extração do cobre. “A Licença de Operação já foi conquistada agora é avançar com o projeto”, ressaltou o presidente.
Ainda como pauta da Ordem do Dia, foi colocada em votação a chapa para o Conselho Fiscal, eleita por aclamação e unanimidade. Os garimpeiros aprovaram os nomes de Francisco Oliveira, Vicente Araújo e Paulo Gomes da Luz e como suplentes, José Francisco da Silva, Francisco Sousa e Arnaldo Guimarães.
As contas da cooperativa do exercício 2012 também estavam em edital, foram apresentadas e aprovadas por todos os garimpeiros que vieram de vários estados e lotaram a plenária da sede da COOMIC na Vila da Cutia a 18 quilômetros da sede do município.