Na manhã desta sexta-feira (05), foi realizado o Fórum Municipal de Educação na Câmara Municipal de Jacundá. De caráter permanente, o objetivo é viabilizar a realização da III Conferência Municipal de Educação com o tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração” prevista para o dia 28 de maio deste ano e que elegerá delegados para a Conferência Estadual de Educação, preparatória para a CONAE 2014.
O Fórum Municipal de Educação além de preparar a III Conferência Municipal de Educação é um espaço de discussão, reivindicação, proposição, troca de experiências, encontros que articulam vários segmentos da educação e da sociedade civil. Socializa iniciativas existentes ou aprofundamento teórico-metodológico de diretrizes educacionais e intervém na elaboração de políticas públicas e ações voltadas para a educação libertadora.
É um movimento que busca uma nova organização para transformação da sociedade de Jacundá e será composto por grupos de discussões que atuarão nas frentes de coordenação, divulgação e mobilização, monitoramento e sistematização. Por meio dele sairão deliberações para a conferência estadual e nacional.
Cerca de 80 pessoas participaram da cerimônia de instalação do Fórum Municipal de Educação - FME. Entre as autoridades presentes estava o Prefeito Izaldino Altoé, a Secretária de Educação Cristina de Araújo, representante do Poder Legislativo o vereador José Wilson, representante do Poder Judiciário o senhor Valdomiro e o vereador Therezo Neto representando a Comissão Municipal de Educação.
Eixos temáticos que serão trabalhados são:
EIXO I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação.
EIXO II: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.
EIXO III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente.
EIXO IV: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
EIXO V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
EIXO VI: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.
EIXO VII: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.