O município de Jacundá, sudeste do Estado, teve aprovado projeto que cria o pólo universitário. De acordo com a iniciativa, uma universidade particular deverá ser instalada numa área já determinada.
No local deverá ser concentrado também o pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e outras instituição de ensino superior.
Cledemilton Araújo, autor do requerimento que cria o Pólo Universitário de Jacundá , explicou que “tendo em vista a necessidade de termos em nossa cidade um local com estrutura física adequada ao funcionamento de um pólo universitário, visando facilitar a celebração de convênio com universidades federais, estaduais e particulares para atender a nossa demanda estudantil, além de proporcionar futuramente a geração de trabalho, emprego e renda em Jacundá”.
O requerimento teve aprovação unânime dos 13 vereadores de Jacundá. “Os parlamentares jacundaense estão favoráveis a qualquer iniciativa que culmine com o desenvolvimento social e econômico de Jacundá, por isso, aprovaram unanimemente nossa iniciativa”. E completa:” se a educação não mudar a nossa sociedade, tão pouco sem uma faculdade teremos o desenvolvimento sustentável com a geração de emprego, renda e melhor qualidade de vida”.
Em relação á infraestrutura do polo, inicialmente será construído um prédio com 16 salas de aula, laboratórios e outras dependências ligadas á administração, centro de laboratórios e também auditório e quadra de esportes, cantina, biblioteca, livraria, etc. Essa construção dependerá de recursos públicos municipais, estaduais e federais.
Por parte da iniciativa privada deverá ser construída uma universidade na área do pólo. “Está em discussão esse projeto de autoria de uma empresária do setor educacional de Jacundá, que pretende construir essa universidade particular para atender a demanda local e também atrair estudantes de outras cidades”, explica Cledemilton.