Em sessão ordinária da última segunda-feira, 29, a vereadora Geane, lembrou da ida dos vereadores Therezo Neto e José Wilson à Seduc, em Belém, para reivindicarem melhorias para as escolas públicas de Jacundá. A vereadora ressaltou que, em três anos do governo Jatene, pouco foi feito, as escolas carecem de infraestrutura e corpo funcional. “As duas escolas, mas principalmente a Doroth está em decadência. Falta reforma, obras de infraestrutura e professores”, destacou, solicitando ainda iluminação pública para as ruas JK e Pitinga.
O presidente da Casa lembrou da situação crítica da ponte que fica na estrada da Moram, município de Goianésia do Pará. “São também 15 km de estrada que estão precários. Tentamos falar com o prefeito mas não conseguimos, ele também já declarou que não quer ajuda para reformar, ou fazer qualquer tipo de obras no seu município por isso pedimos a cada um de vocês que nos ajudem, procurando algum vereador de Goianésia, que possa nos ajudar nisso”, declara.
A construção da ponte da Rua Goiás, na travessia Machado de Assis, bairro Eletronorte foi o que defendeu a vereadora Adélia na sessão e de outra ponte na Rua Santa Tereza, bairro Santa Rita, onde está difícil a trafegabilidade. Ela pediu ainda a limpeza da lateral da PA 150 e a ampliação da iluminação pública na Rua JK e Pitinga. “Peço urgência nessas obras e agradeço à Secretaria de Obras por ter atendido nosso pedido de recuperação da ladeira de acesso à estrada Pitinga”.
O vereador Pedro Edivan reforçou os pedidos da vereadora Adélia, incluindo todas as outras ruas do município. “O Poder Executivo já sinalizou a recuperação de todas as ruas, assim que parar de chover”, destacou.
E ele solicitou para Rua Betânia, no bairro Santa Rita a ampliação de, pelo menos, 300 metros de energia elétrica e pediu que o Executivo terceirizasse o serviço de limpeza pública, pois assim se economiza mais, com um trabalho de qualidade.
Já a vereadora Neuzilene de Souza, lembrou que esteve em Goianésia, junto com o vereador Pedro Edivan, pediram do deputado federal, Zequinha Marinho, solicitando, através de ofício, a recuperação do Jacundazinho. Ela exigiu apoio da Prefeitura no sentido de elaboração da planilha de custos.
O vereador Cledemilton agradeceu à Secretaria de Educação por ter providenciado, mais um transporte escolar para vicinal Céu Azul Mauro Godin. Falou ainda da destinação final do lixo hospitalar, defendendo a incineração como melhor alternativa. “A prefeitura pagava aluguel a uma empresa, mas é mais viável comprar um aparelho de incineração que está em torno de R$ 75 mil, assim podemos atender Jacundá e outros municípios da região”, aponta.
Outro pedido do vereador foi para aquisição de um mamógrafo. Ressaltando o problema do câncer de mama no Brasil e da necessidade da compra, já que pode ajudar no diagnóstico precoce da doença. “Breu, Ipixuna, Goianésia e Jacundá não possui. Imagine o desespero de quem precisa fazer o exame, já que tem de se deslocar para Marabá”, ressalta.
O vereador Marcos Araújo (Marquinho) foi à tribuna denunciar que o INSS, não está sendo repassado para o governo, mas vem sendo descontado o que é, segundo ele, inadmissível e vai prejudicar os professores. Em aparte o vereador Pedro Edivan disse que os professores não serão prejudicados porque isso é um assunto do empregador que vai ter que pagar, de qualquer forma.
Marquinho respondeu ao colega dizendo que os professores já estão prejudicados e questionando sobre o porquê da rodoviária estar com uma placa de inauguração, desde outubro de 2012, se não vende nem passagem e nunca “encostou sequer uma bicicleta”.
O vereador presidente da Casa Lindomar dos Reis, parabenizou Marquinho por estar defendendo ao povo, mas disse que, às vezes é melhor ficar calado que falar besteira e que antes de fazer alguma denúncia, deve-se averiguar bem a situação.
Projeto de Lei
Na sessão, foi aprovado o Projeto de Lei 2552, que reincorpora ao município o terreno localizado na margem direita da PA 150, ao lado do ginásio poliesportivo, ficando a disposição para obras, pois, inclusive, já há interesse de uma universidade particular se instalar ali.