O requerimento, solicitando a realização de serviços de terraplenagem, instalação de energia e poço, para abastecimento de água, no terreno onde será construído a cooperativa, foi aprovado, por todos vereadores, na sessão ordinária da Câmara, desta segunda, 13.
Na sessão, o vereador Therezo Neto chamou atenção para a violência que cresce no município. Ele lembrou dos dois assassinatos de adolescentes e pediu providências da polícia. Ele pediu a retirada do mato no bairro Alto Paraíso.
O vereador falou ainda da realização do Fórum de Educação que abriu a discussão sobre vários assuntos ligados a educação e abriu um leque de garantias aos portadores de necessidades especiais como: oferecer material, com leitura em braile, criação de salas multifuncionais, limitação no número de alunos em 25 e presença de profissionais que acompanhem os portadores.
Ele falou ainda do bairro Jerusalém, ressaltando a importância da criação da associação, como forma de garantir os direitos dos moradores. Lembrando ainda que já há um requerimento solicitando da prefeitura um levantamento topográfico e registro das famílias do bairro.
Ele convidou todos a participarem da mobilização pela educação, para que reforce a criação de mais uma escola de ensino médio no município. Criticou o Governo do Estado que anunciou, durante reunião na SEDUC a construção de 11 escolas e reforma de 50, com orçamento de 14 bilhões. “É pouco, por isso precisamos nos mobilizar”.
A vereadora Adélia também falou da importância da criação da Associação do bairro Jerusalém e da criação da cooperativa dos açougueiros. Ela parabenizou ao governo municipal por estar distribuindo merenda de qualidade nas escolas e pela urbanização das ruas, como Paulo Cal e José Soares.
Vereador quer construção de três pontes no rio Jacundá
O vereador Cledemilton defendeu o requerimento que solicita a construção de três pontes sobre o Rio Jacundá e que são importantes por darem acesso a vilas como a Pajé, do Limão, Calango Assado, Altamira 7 e PA Jacundá.
O vereador falou ainda da união de esforços para o crescimento do município, destacando que todos têm o dever de fazer sua parte. Falou da importância da isenção de impostos às empresas que chegarem a Jacundá e do projeto “Forrageiro” que vai incentivar a produção de milho, cana de açúcar e mandioca, para servir de alimentação ao gado leiteiro, melhorando a qualidade do leite.
O vereador José Wilson convidou toda comunidade a participar da conferencia da educação que vai discutir assuntos importantes nessa área. Falou da ida a Belém e disse estar satisfeito, pois o problema de falta de professores foi resolvido e tiveram a sinalização de mais uma escola de nível médio, desde que o município doe o terreno. Ele parabenizou a Secretaria de Esporte pela realização do Torneio do Trabalhador e ressaltou que, em reunião com o prefeito, o gestor garantiu que vai revitalizar as ruas em até sessenta dias, após o início do verão.
O presidente da Casa, falou da presença do SINE e de como tem gerado empregos, sendo que até outros municípios vem recrutar trabalhadores em Jacundá, cadastrados no SINE. Ele lembrou dos problemas que têm os loteamentos irregulares e que acabam deixando frutos como o do bairro Jerusalém.
Também ressaltou que a Prefeitura tem 15 a 18 km de asfalto para ser feito no verão e que a reforma do hospital municipal será de grande valia a população e que os atendimentos só foram transferidos para o hospital São Lucas para que as obras terminem.