As escolas estaduais Mª da Glória Rodrigues Paixão e Doroty Staing lançaram, no dia 17 de maio, a Mobilização pela melhoria da qualidade do Ensino Médio Público em Jacundá. Representantes do poder executivo, legislativo, judiciário, segurança pública, sindicatos, associação comercial, organizações governamentais e não governamentais, SINTEPP, educadores, pais e alunos, estiveram juntos debatendo sobre o Pacto Pela Educação no Pará.
É bem sabido que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Pará (IDEB) está abaixo da média nacional. A taxa de abandono e de reprovação é preocupante, por isso, a direção das duas escolas convidaram representantes de toda a comunidade local para juntos buscarem alternativas que promovam a superação das dificuldades, para que o aluno do ensino médio conclua seus estudos.
Os principais objetivos tratados em relação ao Pacto Pela Educação Estadual busca atingir:
- Melhor desempenho dos alunos do Ensino Médio;
- Investir na qualificação dos profissionais da educação;
- Renovar a estrutura física das escolas e melhorar os recursos didáticos pedagógicos utilizados em sala de aula;
- Envolver governo, escolas e comunidade nas ações destinadas à melhoria das atividades educacionais;
- Fomentar o uso da tecnologia de informação, para a melhoria da prática docente e da gestão escolar;
Segundo a diretora da Escola Mª da Glória Rodrigues Paixão, Sra. Laudice Araújo, “a melhoria da Educação Pública no Estado do Pará, é fruto de um esforço coletivo, sendo que, além da escola, o governo (em todas as esferas), os pais e a comunidade devem abraçar a causa, atribuindo para si, o compromisso de contribuir, dentro de suas possibilidades com a melhoria do ensino, no entanto, a educação é a mola-mestra da sociedade”.
As duas escolas da rede estadual em Jacundá atendem juntas mais de 2.000 (dois mil) alunos, proporcionando uma contribuição para a formação profissional de milhares de pessoas ao longo dos anos. Portanto, faz-se mais que necessário fortalecer o pacto pela melhoria do Ensino Médio em Jacundá.