Focada no desenvolvimento social e econômico, a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Jacundá elencou uma série de propostas a serem desenvolvidas no triênio de 2014 a 2016. E, contou com um público formado por representantes da sociedade organizada, poder púbico municipal, legislativo e demais instituições. A conferência aconteceu nesta sexta-feira, 24, no parque de eventos Santa Rita, evento realizada pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Terras Patrimoniais e Habitação.
“Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já”. Com este tema, que representa a conferência nacional, a população jacundaense discutiu temas importantes como a “Política de Desenvolvimento Urbano”, ministrado pelo palestrante João Azevedo; Sistema Nacional de Habitação de Interesse Popular, apresentado pelo secretário de governo Luiz Carlos; e o “Plano Diretor Municipal”, com a professora Maria Dalva da Cruz. Os conferencistas debateram os temas, apresentaram propostas que foram levadas à apreciação do público para aprovação e ainda elegeram os membros do Conselho Municipal da Cidade de Jacundá e escolheram o delegado para representar o município na conferência estadual.
Segundo o coordenador da conferência, o secretário Luiz Carlos Barbosa, o Luizinho, entre os objetivos da conferência está o de “sensibilizar e mobilizar a sociedade jacundaense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade e, propiciar a participação popular nos diversos segmentos da sociedade”.
Durante a abertura do evento, entre as autoridades que usaram da palavra, os gerentes das agências bancárias da Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Brasil, respectivamente Weslaine Aparecida da Silva, Juvenilde Barreto e Pedro Alencar enumeram os recursos aplicados em projetos destinados à geração de emprego e renda e também recursos para investimentos em 2013. “Temos propostas ousadas para Jacundá para serem executadas em parceria com instituições públicas e privadas”, garantiu Weslaine. “Já investimento 5,5 mi em 2013 e ainda estamos avaliando vários projetos”, resumiu a gerente do Basa. E, Pedro Alencar anunciou que a agência está apta a desenvolver o Plano de Habitação Rural em Jacundá.
Ao representar o prefeito municipal Izaldino Altoé, o secretário de Obras e Infraestrutura de Jacundá, Agnaldo Pezin fez um resumo das atividades da gestão. Antes, esclareceu que o prefeito teve que viajar à Brasília para tratar de assuntos referentes aos projetos de água e esgoto que estão paralisados. “Em trinta dias as obras serão retomadas”. Ao ser concluído, o projeto de água tratada que chegará a 100% dos domicílios.
Em sua fala, Agnaldo citou também investimentos nas áreas de habitação, saúde, educação, esporte e lazer. “A partir do segundo semestre iniciaremos a entrega de algumas obras à população de Jacundá, como o Terminal Rodoviário, quadras de esportes nas escolas, creches e a Praça do Pac. E, o prefeito Dino lançará o projeto de habitação com o lançamento de dois bairros com 500 casas cada um”.