Centenas de católicos participaram na tarde de ontem (30), da missa de Corpus Christi, na Paróquia São João Batista. Teve também o tradicional tapete confeccionados para a festa e que é feito de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas.
O padre Cláudio Antônio Bianchet falou da importância do corpo e sangue de Cristo, que “é um dos sacramentos da Eucaristia que nos ajuda atender e revelar o desejo de Jesus, onde é tratado da doação do Senhor que nos leva à partilha da vida, a nossa caminhada cristã”, completou o padre.
“A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. É a renovação do sacrifício de Cristo, na eucaristia e comunhão. A festa de Corpus Christi prestígio essa presença real de Jesus, da nova e eterna aliança de Deus com o próprio semelhante. Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar”, disse o pároco de Jacundá, Rozalino Vanzin.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.
Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.