Em dois dias de atividades, aproximadamente 4 mil pessoas foram atendidas pelo Projeto Cidadão, que envolveu a Prefeitura de Jacundá e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A iniciativa beneficiou os moradores com emissão de documentos pessoais e acesso aos principais serviços públicos do município. Na abertura do evento, o prefeito Izaldino Altoé (PT) destacou a parceria que culminou com a realização do projeto, visitou stands e assistiu apresentações artísticas de alunos atendidos pelo Projovem.
O Projeto Cidadão mobilizou por parte da Prefeitura Municipal as secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Saúde, Mulheres e Educação, além do Departamento Municipal de Trânsito Urbano. “Mobilizamos as principais secretarias para prestar serviços à população dentro dessa conjuntura que é o Projeto Cidadão”, explica o prefeito Dino, que aproveitou a oportunidade para conversar com populares, assistir apresentações de jovens e percorrer os stands de serviços.
Nos dos dias de evento, 14 e 15, cerca de 4 mil pessoas, segundo os organizadores, foram contempladas com algum tipo de serviço disponibilizados pela rede do projeto. “Soube desse evento e cheguei aqui para cortar o cabelo”, disse o servente José Pereira de Sousa, que aproveitou também para tirar a segunda via do documento de identidade. A estudante Edinalva Souza aproveitou o mutirão para tirar a carteira de trabalho. “Estou muito feliz por essa iniciativa, pois consegui minha carteira profissional”.
“O Projeto Cidadão é uma iniciativa que contou com o apoio do deputado Cássio Andrade e da Prefeitura de Jacundá, através do prefeito Dino que não mediu esforços para disponibilizar toda sua equipe, logísticas e serviços para atender a comunidade jacundaense”, explica o vereador e líder de governo Cledemilton Araújo, que intermediou junto à Sejudh a realização do projeto em Jacundá.
Com a Sejudh vieram a Polícia Civil e Defensoria Pública do Estado. No total, o projeto emitiu 600 cédulas de identidade, 400 carteiras de trabalho e 400 CPFs. “É um verdadeiro mutirão de cidadania”, citou a coordenadora do projeto, Kelly Castelo Branco, que destacou a entrega dos documentos para o dia 25 de julho.