No segundo semestre deste ano, o município de Jacundá estará distribuindo produtos lácteos em todo o Estado do Pará. Essa é a previsão do empresário Joaquim Almeida Costa, o Mineiro, ao anunciar investimentos destinados a ampliação e modernização da atual indústria Laticínio Mineiro.
A tradicional indústria de derivados de leite produz sete tipos de queijos e manteiga. “Toda a produção é comercializada na capital paraense”, explica o proprietário, que esteve reunido com o prefeito Izaldino Altoé e com o vice-prefeito e secretário de Indústria Comércio e Agronegócio, Itonir Tavares, na manhã de terça-feira, 25, para anunciar o início das obras de ampliação do parque de fabricação do laticínio.
Com a ampliação, a indústria comprará cerca de 40% a mais de leite. “Atualmente desembarca 25 mil litros de leite/dia. Essa quantidade será acrescida de mais 10 mil litros diários, com destinado a fabricação de leite pasteurizado e outros produtos como iogurte, bebida láctea, requeijão cremoso”, detalhou o empresário.
O investimento anunciado pelo empreendedor beneficiará diretamente a população da cidade de Jacundá consumidora de leite diariamente. A exceção do leite longa vida encontrado nas prateleiras dos supermercados, um percentual maior consome leite “in natura” comprado de vendedores ambulantes que comercializam o produto sem as mínimas condições de higiene, o que permite a proliferação de bactérias nocivas à saúde pública.
Para discutir a distribuição de leite pasteurizado na cidade, o empresário pediu apoio à Prefeitura de Jacundá para a realização de reuniões com vendedores ambulantes, panificadores, supermercadistas e sociedade civil. “Queremos um envolvimento total de toda a sociedade”, disse o empresário Mineiro.
Na avaliação do prefeito Dino Altoé, o investimento inicial de R$ 1,5 milhão destinado à ampliação da indústria vem de encontro com o que se tem trabalhado no município de Jacundá, que é a geração de emprego e renda. “Recebemos de braços abertos essa iniciativa que permitirá vários benefícios à sociedade jacundanse, além da geração de trabalho, tenho a certeza que iremos consumir produtos de qualidade”. O prefeito destacou ainda “a visão empreendedora do empresário em acreditar no potencial econômico de Jacundá”.
Por parte da secretaria de Indústria Comércio e Agronegócio, Itonir Tavares elencou alguns cursos de manipulação de alimentos. “Vamos procurar ajudar de todas as maneiras, principalmente com a realização de cursos e treinamentos para os profissionais que serão contratados pela indústria”.
O empresário Mineiro acredita que a nova unidade de beneficiamento de leite estará em funcionamento no segundo semestre deste ano. “Iremos começar a parte de construção civil e uma parte dos equipamentos já chegaram à Jacundá. Tudo dando certo estaremos funcionando antes do fim do ano”.