O prefeito do município de Jacundá, Izaldino Altoé, o Dino, recepcionou o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Davi Leal e sua comitiva. Durante a visita que aconteceu na sexta-feira, 28, o secretário conheceu o parque industrial e participou de encontro com empresários e lideranças do setor.
Além do gestor municipal, participaram do encontro no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacundá, com o secretário de Estado, o vice-prefeito e secretário da Semica - Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Agronegócio, Itonir Tavares, ex-deputado estadual Cláudio Almeida, representante do PR; os vereadores Pedro Edivam, Adélia Figueiredo e Cledemilton Araújo, empresário Adão Ribeiro, Júlio Adolfo, representante do setor Agroindustrial; empresária Glaucinete Lacerda; Jonas de Castro, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras, Sizélia Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Industrial (Acij), Carlos Milanese, representante do Sindicato dos Produtores Rurais; e ainda secretário do governo municipal.
A presidente da Acij, Sizélia Pinheiro enalteceu que “estamos prontos para crescer e alavancar, mas precisamos do apoio dos governos estadual e federal para crescermos de vez”. Outros oradores expuseram ao secretário que atualmente pais de famílias vão procurar empregos em outras cidades, deixando para trás suas famílias e essa situação tem que acabar.
Mas, segundo o prefeito Dino essa situação começa a mudar, pois o município dá sinais de crescimento, principalmente com a instalação das primeiras indústrias. “Já conquistamos uma fábrica de ração, um frigorifico e agora uma indústria láctea será ampliada, mas isso não é suficiente, pois temos muito ainda a ganhar para oferecer ao povo jacundaense mais emprego e renda”. O gestor pediu que o Estado dê incentivo para os pequenos, médios e grandes empreendedores do município de Jacundá para fomentar a geração de emprego e renda, a principal bandeira defendida pela população.
O secretário Davi Leal, após ouvir as lideranças jacundaense, destacou a visão empreendedora da classe empresarial que está antenada e apostando em novas alternativas econômicas, como é o caso da ampliação do Laticínio Mineiro e implantação da fábrica de ração Grande Lago. “Vamos observar todos os aspectos, as necessidades e iremos propor ações para que o município possa atrair novos segmentos empresariais”. Davi Leal disse que está disposto a colaborar no desenvolvimento econômico de Jacundá. “Vamos contribuir naquilo que for necessário para trazer mais desenvolvimento para este município”.
Incentivo
Como exemplo da aspiração de o município incentivar a implantação de novos projetos, o prefeito Dino entregou durante encontro com o secretário estadual, à empresária do setor educacional, Glaucinete Lacerda, o termo de doação de um terreno de 15 mil metros quadrados, destinado à construção da Faculdade Integrada de Jacundá (FACIJA). A doação foi aprovada pelo legislativo. “É uma maneira de incentivarmos novas oportunidades de negócios para Jacundá”, disse o presidente da Câmara, Lindomar dos Reis Marinho.