A venda de tablets no país no primeiro trimestre de 2013 cresceu 164% em comparação com o mesmo período em 2012, alcançando 1,3 milhão de aparelhos vendidos, segundo estudo da consultoria IDC Brasil divulgada nesta terça-feira (2). No primeiro trimestre de 2012, 493 mil tablets foram vendidos.
O número registrado no trimestre foi superior ao total registrado no ano de 2011, quando foram vendidos 1,1 milhão de tablets no Brasil, segundo a consultoria.
Considerando tablets junto ao mercado de PCs, a participação dos dispositivos no primeiro trimestre de 2013 foi de 27,6%, enquanto notebooks ficaram com 39,5% e desktops com 32,9%. Em relação ao sistema operacional dos dispositivos vendidos no período, 89% possuem Android.
A expectativa do IDC é que 5,9 milhões de tablets sejam vendidos durante 2013, um aumento de 81% em relação a 2012.
Um dos motivos apontados pela consultoria é que o preço dos tablets atrai consumidores brasileiros e impacta a venda de PCs no país. 'Os tablets tornaram-se a opção mais conveniente para os usuários que buscam por um dispositivo mais barato, o que por consequência impacta nas vendas de PCs, especialmente os notebooks. Hoje é possível encontrar produtos na casa dos R$200, muitos de marcas desconhecidas, mas que em um primeiro momento acabam atendendo os usuários que buscam aspectos como a mobilidade e o consumo de conteúdo pela internet”, explica Pedro Hagge, analista da IDC.