A equipe médica formada pela Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá, deu inicio no mês de junho, a realização de mais de 18 cirurgias de Prostatectómia (próstata) no município. O paciente, senhor Francisco S. de Oliveira, diz que está em fase de recuperação e passa bem, “nosso município estar de parabéns por realizar este tipo de cirurgia”, relatou.
O procedimento faz parte das 423 cirurgias eletivas que estão sendo realizadas, somente nesses seis meses. Com isso, explica o secretário, Marcos Eleutério Filho (Marquinhos), foram feitas as cirurgias que estavam atrasadas de 2010, 2011 e 50% das de 2012. “É um grande ganho na saúde pública. Antes os pacientes iam fazer esses procedimentos em outros municípios, agora são realizados aqui mesmo, possibilitando mais conforto e menos gasto para os cofres públicos”.
Para alcançar essa meta, a Prefeitura conseguiu recursos de R$ 500 mil para dinamizar a realização das cirurgias e formar uma equipe que, hoje, é composta pelos médicos Dr. Gilberto Carlos, cirurgião geral e urologista; Dr. Marcos Eleutério, cirurgião; Dr. Willian, cirurgião e Dr. Jorge, ginecologista e obstetra; sem contar com o anestesista, Dr. Ademir, primeiro anestesista do município.
Outro passo importante foi quanto a realização dos exames laboratoriais que também foram dinamizados. Antes a espera para receber os resultados era de, até 12 meses, mas hoje, os que são realizados em Jacundá têm o resultado em 24 horas e os que vão para outros municípios, em, no máximo, sete dias. “Estamos trabalhando para oferecer o melhor atendimento possível ao povo jacundaense”, declara o secretário.