O governo federal publicou na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União o edital do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior estrangeiras (Revalida), em que detalha a realização da prova em 2013. O exame é obrigatório para médicos de fora do Brasil e brasileiros que cursaram medicina em instituições estrangeiras e desejam trabalhar no País.
Profissionais de outros países que aderirem ao programa Mais Médicos, no entanto, não precisarão passar pela prova. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) decidiu que estudantes de medicina do sexto e último ano também poderão prestar o exame, como uma espécie de teste.
O exame será dividido em duas etapas, com três provas: objetiva, discursiva e um teste de habilidades clínicas. As provas escritas - objetiva e discursiva - serão aplicadas no mesmo dia, em 25 de agosto. A prova de habilidades clínicas, quando os examinados terão de realizar tarefas específicas ao longo de um intervalo de tempo determinado, será aplicada nos dias 19 e 20 de outubro. Os participantes poderão escolher em que cidade farão a prova escrita, mas o governo já informou que a avaliação clínica será realizada em Brasília.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente via internet, no site do Revalida (http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao), entre 15 e 30 de julho, de acordo com o edital. No começo desta manhã, a página ainda não permitia a inscrição, mas até as 10h a falha havia sido corrigida.
O participante deverá pagar R$ 100 para participar da primeira etapa da avaliação; se aprovado, pode participar da segunda etapa, cuja taxa de inscrição é de R$ 300.