Realizada em parceria com a secretaria de educação, a iniciativa foi um grande sucesso. 45 escolas foram visitadas
Uma parceria entre as secretaria de saúde e educação de Jacundá levou às escolas do município uma campanha de fundamental importância: a de prevenção à Hanseníase e geobelmintíases.
A programação iniciou no dia 18 de março e seguiu até 30 de junho. Foram visitadas 45 escolas das zonas urbana e rural e realizadas 7.972 avaliações clínica, com tratamento em 6.676 alunos. Três casos de hanseníase foram confirmados e já estão sendo tratados.
Município ultrapassa meta do Ministério da Saúde
É uma iniciativa inovadora que fez com que o município ultrapassasse a meta estabelecida pelo ministério da saúde que é de 70% de alunos avaliados. No município, o índice de alcance foi de 79,8%, mas a previsão é que chegue a 95%, o que fez com que o município saltasse do 3o pior indice do estado para o topo na avaliação do ministério da saúde, colocando Jacundá entre as cidades com maior êxito no cenário nacional”, afirma Vera Lúcia, coordenadora do DAB.
A campanha teve total apoio logístico da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e envolveu além dos agentes de saúde, enfermeiros, médicos, professores e comunidade, em geral.
“Foi um trabalho árduo, mas feito com dedicação, sempre buscando a melhor forma de atender aos alunos. Os profissionais que nos ajudaram nessa tarefa estão todos de parabéns pelo empenho demostrado”, ressalta Vera.