Estudantes e alunos concluintes do ensino Médio, com idade entre 16 e 29 anos, ainda podem se inscrever gratuitamente para a seleção de novos monitores do Programa Navegapará. Serão ofertadas 24 vagas disponibilizadas em 16 municípios do estado que possuem os infocentros do programa, entre os quais Belém, Ananindeua, Santarém, Salinópolis e Altamira. As inscrições prosseguem até o dia 1º de novembro de 2014, com divulgação de resultados em fluxo contínuo até o término das inscrições. Para efetuar a inscrição, basta acessar o site do programa.
Os selecionados receberão bolsa de R$ 350 com vigência até 12 meses. Durante esse período, o monitor participará de capacitação em atividades de aperfeiçoamento em informática, sob a coordenação da Secti, e de capacitação política, pedagógica e de gestão em projetos de tecnologias sociais. Ao final das atividades, o monitor receberá os certificados referentes às capacitações recebidas.
Entre os requisitos exigidos pelo edital da seleção, lançado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), está o conhecimento em Linux e a disponibilidade dos inscritos para atuarem nos Infocentros por um período de 20 horas semanais. Além disso, o candidato não pode ser funcionário público nas esferas estadual, municipal ou federal e nem ter sido bolsista do Programa Navegapará nos últimos seis meses.
Programa Navegapará
O Navegapará é um programa de inclusão digital do Governo do Estado do Pará, que tem como um de seus projetos o Infocentro, espaços públicos de Acesso à Inclusão Digital que garantem, em sua concepção, o acesso gratuito da população à Internet e à capacitação em informática básica. Coordenado pela Secti, em parceria com a Empresa Paraense de Processamento de Dados (Prodepa), o Programa possui acordos de cooperação financeira com o Banco do Estado do Pará (Banpará) e a Fapespa para custear bolsas para monitores dos Infocentros.
Serviço: Inscrições para a concessão de bolsas de monitoria para os infocentros do Programa Navegapará.