Uma fruta e meia por dia
Não é à toa que a fruta exótica de cor verde esmeralda e casca marrom entrou para a lista dos alimentos necessários para a manutenção da saúde. “É uma ótima fonte de vitamina C. Para se ter uma idéia, 100 g de laranja possuem 40 mg da vitamina e a mesma quantidade do kiwi tem 70,8 mg. Só o consumo de um kiwi e meio supre a nossa necessidade diária de vitamina C”, explica Helena Novaretti, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para consumo imediato
A especialista da Unifesp ensina que, para aproveitar esse alto teor de vitamina C, a fruta não pode ser cozida nem guardada já picada. “A vitamina C oxida com muita facilidade em contato com a luz ou com o ar, por isso é tão importante consumir ou preparar qualquer sobremesa logo depois de descascada”, avisa.
O que a fruta faz por você
Segundo pesquisa da FDA (Food and Drug Administration), o kiwi é fonte de vitaminas A, C, E, B6, niacina, potássio, proteínas e fibras alimentares. As vitaminas C e E juntas funcionam como antioxidante e, por isso, ajudam a prevenir o risco de câncer e doenças do coração.
As quantidades de vitamina B6 e niacina são bem menores do que em outras frutas, mas mesmo assim ajudam a prevenir o envelhecimento. Os nutrientes minerais são coadjuvantes importantes para equilibrar a tensão arterial. Já as fibras solúveis, além de facilitar o trânsito intestinal, são auxiliares poderosos no controle do colesterol.