A cidade de Goianésia do Pará, no sudeste paraense, teve um domingo (4) de terror. Armados com um facão, três irmãos saíram pelas ruas do município agredindo moradores. Nem cachorros foram poupados e três animais foram degolados.
Uma das vítimas, Francisco de Assis Marques da Silva, foi a óbito na madrugada desta segunda-feira (5), na UTI do Hospital Regional de Tucuruí.
Testemunhas contaram que, por volta das 15h, o trio estava em um bar consumindo bebida alcoólica, quando, de repente, os irmãos começaram a gritar que estavam sendo possuídos “pela força do criador”, e que vozes ordenavam que eles fizessem a punição de “incrédulos” e “pecadores”.
A primeira vítima foi o proprietário do bar que, após levar uma surra de facão, só não morreu porque o vizinho o defendeu.
Em seguida, o trio saiu pelas ruas do bairro, destruindo casas, carros e agredindo e golpeando as pessoas.
Nem os policiais militares, acionados pelos moradores, escaparam. O PM Pedro de Oliveira Sampaio chegou a receber um corte profundo no braço. Como o trio resistiu à prisão, a PM disparou contra os agressores. Dois deles morreram no local e o outro , atingido, ficou caído. Moradores resolveram então linchá-lo, sem que a PM pudesse conter a ação popular.
A Polícia Militar esteve na residência dos irmãos, mas não encontrou nada que os identificasse. Na casa, havia muito material recolhido do lixo, mas nenhum móvel, geladeira ou fogão. A PM também encontrou muitos livros de diversas religiões.
Para o Capitão Mendes, comandante da PM em Goianésia do Pará, “este fato foi uma ação isolada e, até o momento, sem nenhuma explicação palpável”.