Este foi o objetivo da 8ª Conferência de Assistência Social realizada em Jacundá, ontem (08), na Loja Maçônica. A programação, que iniciou às 8:00hs, seguiu por todo o dia.
O tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” foi amplamente discutido em seis eixos temáticos. O evento contou com a coordenação do Conselho de Assistência Social de Jacundá e teve a participação de 163 pessoas com representações de sindicatos, associações e orgãos de segurança pública.
Dentre as principais propostas, a regulamentação de uma Lei que determine percentual fixo para ser aplicado em assistência social no município, foi o contexto mais debatido.
De acordo com a assistente social, Lúcia Vasconcelos, o evento foi gratificante e a participação popular surpreendeu. “As pessoas participaram ativamente, dando sugestões e votando nas propostas sugeridas.
Como o nosso tema tinha a ver com orçamento, esse foi o principal eixo de discussão, pois as dificuldades de se fazer ações efetivas na aérea de assistência social são grandes.
Esperamos que nossas propostas sejam encaminhadas ao Executivo Estadual e Federal para que possam mudar essa realidade”, declarou.
Após as discussões dos eixos temáticos, houve a plenária final, com apresentação e votação das propostas e a escolha dos delegados para a IX Conferência Estadual de Assistência Social.