Estão na mira dos vereadores do município de Jacundá as principais instituições prestadoras de serviços públicos como a Celpa, Banco do Bradesco e Caixa Econômica Federal. Todos em comum sofrem a mesma acusação: má qualidade dos serviços prestados à população. As reclamações têm chegado ao Poder Legislativo que resolveu convocar em audiência pública os responsáveis pelas empresas. A primeira reunião está prevista para acontecer na próxima terça-feira, 20.
Sobre a primeira audiência pública, o vereador-presidente Lindomar dos Reis Marinho (PT) esclarece que a decisão foi unânime dos parlamentares jacundaense que têm recebido queixas relacionadas a qualidade no atendimento e prestação de serviços. Ele citou, como exemplo, o que vem ocorrendo na Celpa, fornecedora de energia. “Estamos vivendo um momento difícil com essa empresa, pois sabemos que os antigos funcionários foram demitidos e novos contratos estão com dificuldade de atender à população”.
As reclamações contra a empresa energética estão relacionadas ao atraso na entrega de boleto de pagamento, corte sem justificativa, religação com mais de 8 dias e demora no reparo na rede de distribuição tanto urbana quanto rural. A vereadora petista Geane de Deus cita que existem “situações de consumidores que o nome foi incluído na lista do SPC e se quer a conta chegou a sua residência. É um absurdo o que está acontecendo”.
O vice-prefeito Itonir Tavares também confirma as reclamações. “Na zona rural a situação é crítica, pois demora uma semana para os funcionários restabeleceram a transmissão de energia quando existe uma falha de rompimento da linha”. Diante desse quadro caótico, os vereadores aprovaram a realização da reunião pública para ouvir dos dirigentes da Celpa a explicação sobre o que está acontecendo e quais as perspectivas de resolver os problemas. A audiência será realizada com a participação da sociedade civil organizada.
Lindomar informou ainda que as instituições financeiras Caixa Econômica Federal e Bradesco também serão alvo de uma sabatina em audiência pública. “São empresas que precisam fornecer bons serviços à população. E temos casos em Jacundá que o cliente passa por uma interrogação para entrar num banco. Isso é inadmissível”. As reclamações contra os bancos estão sendo anotadas.
A reportagem esteve no escritório da Celpa em Jacundá. Lá, foi informada que qualquer informação somente poderá ser obtida na regional, em Marabá.